destaque / empreendedorismo / girl up!

  
É preconceito meu, mas ela era tão bonita que na primeira vez que li que Hedy Lamarr foi inventora eu duvidei.

😔😔😔

 Atriz e inventora austríaca radicada nos Estados Unidos, sua contribuição tecnológica mais marcante aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial, concretizada com o compositor George Antheil. 

Utilizando os princípios de notas musicais do piano, Hedy e George criaram um aparelho que empregava o conceito de salto de frequência com o objetivo de causar interferência e despistar radares nazistas. 

Posteriormente, a tecnologia de salto de frequência desenvolvida por Hedy e George foi implementada em larga escala, não para despistar torpedos e sim para fornecer comunicações seguras entre embarcações envolvidas no bloqueio naval. 

  
A ideia de alternância de frequência serve como base na técnica moderna de comunicação por espalhamento espectral, o que garante a confiabilidade dos dados. 

Essa técnica é usada hoje em dia nos protocolos Bluetooth, Wi-Fi e CDMA. 
Em 2005, o dia do seu nascimento, 9 de novembro, foi instituído na Alemanha como o Dia do Inventor, em sua honra.

Hedy conciliava seus estudos científicos e a criação das suas invenções nas horas vagas da sua carreira de atriz. 

  
Ela atuou em mais de 30 filmes, incluindo Algiers (1938), I Take This Woman (1940), Comrade X (1940) e Come Live With Me (1941). Foi inspiração para Walt Disney desenhar a Branca de Neve em seu primeiro desenho animado de longa metragem em 1937. 

No filme Êxtase (1933), ela chocou a indústria cinematográfica ao interpretar o primeiro orgasmo feminino do cinema.

  
E sabia das coisas, parecia prever a angústia e o cansaço que a tecnologia nos dá neste século XXI:

“O mundo não está ficando mais fácil. Com todas estas novas invenções, eu acredito que as pessoas estão correndo mais e se esforçando mais… Esta correria não é o caminho certo; Você precisa de tempo para tudo – tempo para trabalhar, tempo para brincar, tempo para descansar.”

Hedy Lamarr


Estatísticas