entretenimento

Faz tempo que não vamos ao teatro aqui. Mas Giorgio me cobra, ele adora. Estava procurando uma sugestão boa em cartaz e achei a história da boneca de pano que é abandonada pela dona. A história, baseada num livro (As aventuras de Bambolina , de Michele Iacocca) sem palavras e contada quase da mesma forma pelo grupo Pia Fraus (que volta à produção infantil depois de sete anos), estréia no sábado, 3 de maio, na Sala B do Teatro Alfa . A temporada vai até 6 de julho, todos os sábados e domingos, às 16h.

O livro possui a chancela de altamente recomendável pela Fundação Nacional do Livro e o projeto do espetáculo foi contemplado com o Prêmio Funarte Myriam Muniz 2007/2008 . É também especial para o grupo que conta que "é a primeira vez que encontramos um texto visual, com conteúdo profundo e poético, e ainda por cima com a presença de uma boneca como personagem principal". A adaptação busca ser o mais fiel possível atmosfera do livro e aos traços de seu criador, contando com a colaboração do autor no processo de adaptação.

Além da manipulação (verdadeira coregrafia) de Bambolina, os cenários são movidos numa coreografia a parte, por ser formado por grandes painéis que se encaixam como em um grande livro que tem páginas arrancadas de deslocadas pelo palco, criando diversas composições e coreografias com os desenhos que ilustram a história original: o quarto da primeira dona de Bambolina, uma praça, um viaduto e até mesmo um teatro, reforçando a idéia de que o ponto-de-partida foi um livro que está sendo lido junto com a platéia .

Estou certa de que Giorgio vai gostar muito porque a promessa é de que a relação com os objetos e as movimentações em cena lembrem as brincadeiras da infância: o carro de polícia que é manipulado como numa brincadeira de carrinho, a boneca que se torna parceira de dança, o esconde-esconde para fugir da polícia…

Serviço

  • As Aventuras de Bambolina – Pia Fraus – Teatro Alfa
  • Estréia : 3 de maio, sábado, 16h
  • Temporada: até 6 de julho – sábados e domingos, 16h
  • Local: Teatro Alfa – Sala B (R. Bento Branco de Andrade Filho, 722 – tel: 5693.4000)
  • Lotação: 200 lugares
  • Duração: 50 minutos
  • Preço: Crianças até 12 anos: R$10,00 – Adultos: RS20,00
  • Indicado para crianças a partir de 4 anos.

Nos seus 24 anos de existência, a Pia Fraus (nome que vem do latim, significando "uma mentira contada com boas intenções") produziu 18 espetáculos, apresentando-se em 17 países diferentes nos principais festivais nacionais e internacionais de teatro. Michele Iacocca é italiano e reside no Brasil há mais de quarenta anos. Durante muitos anos publicou cartuns, charges e ilustrações nos principais jornais e revistas do país e é ilustrador de livros infanto-juvenis. É autor de mais de uma centena de livros, entre os quais os premiados Eva, também editado na Europa, Capitu e outras Evas (prêmio HQ Mix), Vacamundi (prêmio Club de Criação), As Aventuras da Bambolina (altamente recomendável Fundação FNLIJ) e o mais recente, O Mágico, o Rei e o futuro do Rei. Em co-autoria com Liliana Iacocca, sua mulher, publicou livros de sucesso, destacando-se os títulos das coleções Pé no Chão e Labirinto, que continuam na lista dos mais vendidos.

Você pode gostar também de ler:
As férias estão chegando, a grana está curta e  você não vai ter dinheiro para fazer aquela
Uma das coisas que mais amo fazer é ir ao teatro. E enfim quebrei o
Estamos no SESC e lembrei de muitas famílias leitoras. Inscrevemos os meninos no Curumim que
No final de semana passado tivemos um compromisso diferente: fomos ao teatro ver uma rádio
Ver musicais no teatro era um sonho de criança que comecei a realizar graças ao
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas