Aurélio é coisa para criança (em 2007 era!)

Meu filho mais velho está em semana de provas e ontem ficamos estudando no começo da noite até a hora de dormir. Ainda me surpreendo com os conteúdos que atualmente são ministrados às crianças da idade dele, 7 anos, cursando o que atualmente chamam de “Segundo ano de Nove“, o que na antiga grade seria a primeira série.

Comparo com minha primeira série de cartilha Caminho Suave e imagino a visão de mundo ampliada que esta geração terá. Fazemos pesquisas de ciências e geografia toda semana (lembro-me delas lá pela 3a ou 4a série) e desde o início do ano o dicionário vai na mochila para escola diariamente. O dicionário é uma questão aqui: como fazê-los usar? E como garantir que o dicionário atenderá aos anseios da criança?

Se você está pensando em escolher um dicionário para seu filho que se alfabetiza, eis uma dica: abra alguns verbetes curiosos e veja se estão lá.

Tanto Enzo quanto Giorgio têm um vocabulário amplo desde muito pequenos e o hábito da leitura ampliou o vocabulário infantil. Assim, o Aurelinho, da Editora Positivo, que Enzo ganhou no aniversário de sete anos, não atendeu às necessidades dele. Uma pena! Acabamos usando o tradicional Michaelis, uma versão nova do mesmo que me acompanhou no ginásio todo.

Para os que se alfabetizam agora, como Giorgio, há o Aurélio da Turma da Mônica, que não é exatamente um dicionário, mas sim uma obra de referência com vários temas da sociedade e do universo infantil. Na mesma linha há a série Meu 1o Larousse, da Larousse Júnior, e Criança Curiosa, da Editora Salamandra (Moderna). Ambos ótimas séries para a fase dos porquês!

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.