VI Encontro Internacional EducaRede – “Atitude 2.0: aprender é compartilhar”

 “Actitud 2.0: aprender es compartir

Atitude 2.0: aprender é compartilhar. Este é o mote do VI Encontro Internacional EducaRede do qual sou honrosamente uma das insiders, representando o Brasil. Você pode pensar: ué, mas um encontro assim tem como foco professores, lideres TIC, Gestores de Organizações educativas, professores em formação… o que uma cidadã “normal” pode fazer?

Neste grupo cabem pais (como eu) e cidadãos genuinamente interessados em começar agora a construir uma nova realidade baseada na “atitude 2.0” que vê o aprendizado como oportunidade para compartilhamento e crescimento mútuo, gente que queira contribuir com o debate sobre as mudanças educativas.

O encontro acontece em outubro, na Espanha (Madri! \o/ ), mas a partir de 01/09 um imenso movimento acontecerá no ambiente virtual, uma comunidade ligada às TICs (as Tecnologias da Informação e Comunicação, sigla usada para designar a informática e sua potencialização com os recursos de comunicação), em especial na sua aplicação na educação. Este grupo online poderá trocar ideias, dicas e inspirações na rede social e se tornar protagonista deste movimento de mudança de foco – parodiando George Siemens, um movimento que se preocupa não com o problema da educação, mas com as soluções que surgem para este problema.

E quem pode participar?

Todos os interessados em educação, independente de sua atuação, mas que acreditem no valor de:

  • Conectar o professorado com as redes mais ativas e participativas
  • Potencializar as relações entre os docentes, líderes e redes com os significados “2.0”
  • Dar protagonismo às redes existentes para que aportem conteúdos do Encontro, misturando conhecimento e emoção, usando recursos como o humor, momentos singulares, surpresas e celebrando o orgulho de ser educador

E todo conteúdo de educação é pertinente? Claro que todo debate em torno da educação e nosso papel neste tema é bem vindo, mas os conteúdos do encontro virtual (e do presencial) se estruturam nas seguintes áreas:

  • Comunidades de aprendizagem em rede
  • Entornos da pratica educativa em Inovação
  • Visões e tendências educativas

Gostou? Quer ser um dos envolvidos? Vá já para a o site e assuma seu compromisso também, mostrando-se:

  • Ávido por conectar – são os ligados em relacionar as pessoas com as atividades (orientadores) que melhor se adaptem ao seu perfil
  • Ávido por contar – são os comprometidos em compartilhar com todos aqueles que não podem estar fisicamente no Encontro o que aprendem, vivencias e conclusões. Seu papel é editar, publicar e divulgar pelas redes sociais todas as pecas de valor que encontrem

Qual é o seu perfil? Aposto que em algum você se encaixa!

Todos nós podemos ser os correspondentes responsáveis por divulgar toda a riqueza que vamos construir nos dois principais momentos do VI Encontro Internacional EducaRede: o virtual e o presencial.

Estamos bem animados com essa perspectiva. Junte-se a nós ingressando na rede virtual e se dispondo a compartilhar e aprender.

Te vejo lá! 🙂

P.S. E lembram do que falei do George Siemens? No vídeo abaixo (em inglês) é possível ouvir toda esta defesa, que nos coloca a todos, inclusive pais e cidadãos, no papel de protagonista das mudanças na educação.

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook