bem estar / destaque

580752_449268701860821_2030613377_n

Filha e neta de vítimas de infarto e derrame, eu tenho bons motivos para acompanhar de perto novidades confíaveis sobre o tema. Procuro me manter bem informada e, quando tenho dúvidas, converso com minha irmã (médica cardiologista) e com os médicos que atendem nossa família.

Mas foi na internet que soube do movimento que compartilho por aqui hoje: Assine contra o AVC.

A ideia é reunir milhões de assinaturas que serão encaminhadas a autoridades de saúde no mundo inteiro para reforçar o valor da prevenção contra Fibrilação Atrial (arritmia cardíaca) e o Acidente Vascular Cerebral , deixando-os na lista de prioridades dos órgãos nacionais de saúde.

Dados sobre a Fibrilação Arterial (FA):

  • é o distúrbio mais comum do ritmo cardíaco
  • afeta aproximadamente 6 milhões de indivíduos na Europa, 8 milhões na China e mais de 2,6 milhões nos Estados Unidos
  • indivíduos com FA apresentam maior risco de AVC debilitante, o que explica aproximadamente 15% dos 15 milhões de AVCs que, segundo as estimativas, ocorrem anualmente no mundo
  • a terapia para redução do risco de coágulos pode prevenir esses AVCs e os devastadores custos econômicos e humanos a eles associados,6,7 mas a FA ainda não é reconhecida e tratada com a devida frequência
  • os pacientes com diagnóstico de FA que não receberam anticoagulantes ou que receberam tratamento menos indicado apresentam maior risco de AVC

Já falamos outras vezes sobre o tema aqui, lembram-se?

No post “Coração Alerta: o infarto não escolhe idade e nem sexo” sugerimos 5 mudanças simples na rotina que podem ter grande significado e em “Você conhece os sinais e sintomas de um AVC?” mostramos como o atendimento rápido pode fazer toda diferença! 

A Carta Mundial do Paciente com FA traz recomendações acerca das medidas críticas que estrategistas políticos, entidades e profissionais ligados à saúde, contribuintes e governos podem tomar para salvar vidas, reduzir o encargo da doença e os enormes custos médicos a ela associados.

Eu já assinei!

20131104-154659.jpg

Leia e assine aqui http://bit.ly/1abPOpj.

Você pode gostar também de ler:
O cineasta Rafael Primot juntou um elenco incrível pra contar histórias de amor. Com Maria Luisa
Desde que fiz meu primeiro detox digital, num verão há alguns anos, eu tenho descoberto
Como envolver os estudantes nas decisões da escola e promover uma cultura de participação?  Nesta
Como lembrou Francisco Russo no Anime Pop, “o bom anime japonês tem por tradição lidar
Eu vi nascer o Fórum Cristão de Profissionais. Estava no culto num domingo em que
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas