Será que o orkut ainda reina absoluto no Brasil? A Google diz que sim! E vê no Orkut um mercado promissor como mostra a a pesquisa realizada em abril deste ano pela Netpop Research LLC para o Google Brasil sobre o tema. Li hoje os resultados no blog da Google. Segundo eles: 95% dos entrevistados utilizam o Orkut e grande parte deles trocam informações sobre marcas, produtos e serviços nos sites de redes sociais. E se escolhessem os produtos que gostaram de ver anunciados na rede social seriam da área de tecnologia em geral, entretenimento, viagens, empregos e telecomunicações.
Como estamos carecas de saber, reencontrar amigos, manter o contato com diferentes pessoas e expandir a rede de relacionamento são os principais benefícios gerados pelos sites de redes sociais. O curioso é sacar os números envolvidos nisso: é quase unânime (para 90% dos entrevistados) que o contato com amigos antigos é um dos principais benefícios de um site assim. Praticamente o mesmo número de pessoas (89%) consideram que os sites de redes sociais são uma forma fácil para manter contato com parentes e amigos (é verdade, tem primos com quem só “falo” pelo orkut há anos) e 83% das pessoas ingressam numa rede social porque são convidados por amigos (foi o meu caso, será o seu também?).
A Google informou que segundo a pesquisa, o Orkut tem um desempenho melhor que os outros sites de redes sociais em todos os atributos de marca pesquisados e a troca de informações sobre marcas, produtos e serviços acontece diariamente. Acredito nisso porque eu mesma, apesar de ser geek e early adopter, não consigo me ajustar bem às outras redes e se pareço bem ativa no Facebook é porque ele tem interface com Twitter.
No início do mês participei de uma pesquisa feita pela Revista Veja no Twitter que perguntava:
Na pesquisa realizada a pedido do Google, 95% garantem que usam o Orkut e 84% que entram no site pelo menos uma vez por dia. A quase totalidade deles (91%) tem uma percepção muito favorável em relação ao Orkut e 1/3 utilizaram o Orkut para marcar um encontro romântico (valha-me Deus, acho isso uma coisa maluca!).
E o que importa para quem trabalha com mídia social: dos que postaram conteúdos relacionados a marcas e produtos, os assuntos que foram temas são características e recomendações de produtos – e isso a Carol Terra, autora do livro Blogs Corporativos, já falava há muito tempo nas suas palestras. E para quem achava que o consumidor 2.0 se incomodava, uma surpresa: 34% consideram os anúncios no Orkut menos invasivos do que os anúncios em outros sites, 37% garantem que prestam atenção em anúncios no Orkut e somente 26% prestam atenção em anúncios de outros sites. E uma sugestão indireta (ou direta) da pesquisa: 71% afirmaram que gostariam de encontrar anúncios oferecendo descontos ou cupons para lojas online nos sites de redes sociais.
E você, é um consumidor 2.0 que usa Orkut ou acha que este espaço está ficando ruim com a invasão de marcas?
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