cidadania / destaque

Função educativa de ver o debate político com os filhos: descobrir o que os professores ensinam e como “incutem” ideias nos alunos. Ouvir os candidatos ao lado dos meus #2nerds #aos12 e #aos14 é elucidativo!

Meu marido e eu aprendemos em casa que é preciso ensinar em família a cidadania e a participação política, que não é só votar, e saber escolher com consciência.

IMG_3689.PNG

Há 12 anos eu assistia o debate presidencial e entrei em trabalho de parto. Era meu segundo filho e por isso tive a segurança de esperar acabar porque assistia na casa dos meus pais e minha mãe estava muito ansiosa com o embate de Lula e FHC.

Giorgio nasceu no sábado, véspera das eleições que finalmente levaram o PT ao poder e as únicas nas quais não pude votar porque estava na maternidade.

Na época eu tinha grandes esperanças de que uma mudança política acontecesse no país.

Conheci Guilherme atuando ativamente na campanha de 1989. Éramos adolescentes ainda e fomos da geração Cara Pintada. Tínhamos a idade dos nossos filhos quando a Ditadura caiu e sofremos na carne, em nossas famílias, os efeitos dela. Nas próximas eleições nosso filho mais velho, Enzo, votará conosco.

Será ele mais preparado do que fomos?

IMG_3690.JPG

Quando vejo uma “nuvem de palavras” do debate presidencial que tem Educação como assunto relevante, me alegro, vejo reação da sociedade. Mas ver que Saúde ainda é medida de compra de voto e que Corrupção continua uma prática encarada como comum, isso me faz pensar sobre a realidade que minha filha terá daqui a 12 anos.

Eu quero, do fundo do coração, que seja diferente.

Quem mais aí divide este momento com a família? Estar com os seus aumenta sua fé na democracia?

P.S. Veja os temas mais discutidos no #DebateNaGlobo https://vine.co/v/Ohp7QTdtMD1

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas