bem estar / casa / conversas de cozinha
imagem: Pixabay

imagem: Pixabay

Vários estudos já comprovam que o arroz integral é melhor para nossa saúde do que o arroz branco. Em comparação ao arroz branco, o arroz integral contém mais nutrientes. O arroz branco é incompleto para a nossa alimentação pois o processo da remoção do endosperma retira 70% dos nutrientes essências para o corpo, casca e praticamente tudo que faz bem ao nosso organismo. O arroz integral fornece benefícios como:

  • Prevenção do Câncer;
  • Ajuda na perda de peso;
  • Regula o sistema digestivo;
  • Controla os níveis de açúcar no sangue;
  • Ajuda a reduzir o LDL (mau colesterol).

Apesar de seus benefícios o muita gente prefere arroz pelo arroz branco, pois considera o integral seco e sem sabor e difícil de fazer.

Segue algumas dicas para fazer o arroz integral da nutricionista Carol Morais do blog http://www.falecomanutricionista.com.br

Receita de arroz integral passo-a-passo:

Passo 1:

Coloque o arroz integral de molho na água de um dia para o outro ou três horas antes de cozinhar (mas se não  conseguir deixar de molho por este tempo, qualquer meia horinha já ajuda. Já falamos sobre a importância de deixar os grãos de molho aqui: http://www.avidaquer.com.br/voce-coloca-o-feijao-de-molho/

Passo 2:

Refogue os temperos, cebola, alho e vegetais que quiser. Não refogue o arroz integral em hipótese alguma! Ao refogar, você está selando os grãos do arroz, que ainda tem casquinha porque é integral. Isso vai fazer com que ele demoro muito para cozinhar.

Passo 3:

Acrescente a água ao refogado e por último o seguida o arroz. A quantidade de água deve ser o dobro da quantidade de arroz (se for fazer 1 xícara de arroz, coloque 2 xícaras de água, por exemplo);

Passo 4:

Deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos em fogo médio, ou até amolecer ao ponto que você gostar. Se necessário adicione mais água.
Se você ainda não se convenceu, temos uma receitinha de risoto com arroz integral que dá para fazer no jantar:

imagem: pixabay

imagem: pixabay

Risoto de cogumelos com arroz integral

Ingredientes

2 col. (sopa) de azeite extravirgem (para saltear)

1 col. (sopa) de cebolinha

2 xíc. (chá) de tomates firmes e maduros cortados em 8 gomos (sem casca e sem semente)

1 col. (chá) de alho picado

250g de cogumelo fresco (paris, shimeji ou shitake)

2 xíc. (chá) de arroz integral cateto cozido

1 xíc. (chá) de vinho branco seco

1 col. (chá) de shoyu

1 col. (sopa) de manjericão

1 col. (sopa) de cebolinha francesa

1 col. (chá) de cogumelos (para saltear)

Modo de preparo: Em uma panela aberta, coloque 1 colher de sopa de azeite, a cebolinha e os tomates. Salteie rapidamente, tampe a panela e deixe cozinhar por 5 minutos. Em uma frigideira, coloque 1 colher de chá de azeite e doure o alho. Acrescente o cogumelo e deixe por mais 1 minuto. Adicione os tomates cozidos e o arroz cozido. Misture tudo e acrescente o vinho branco e o shoyu. Deixe cozinhar por 10 minutos, mexendo sempre com uma colher de pau. Adicione o manjericão, a cebolinha, 1 colher de sopa de azeite. Sirva.

The following two tabs change content below.

Christina Santos

Christina Santos, química, com especialidade em pesquisa e desenvolvimento de cosméticos, adora gatos e pipoca e tem grande interesse em meio ambiente, e sustentabilidade corporativa.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas