Apps do carnaval: o melhor no Rio de Janeiro, Recife e Olinda, Salvador e São Paulo

“A felicidade do pobre parece a grande emoção do carnaval
A gente trabalha, o ano inteiro, por um momento de sonho
Pra fazer a fantasia, de rei, ou de pirata, ou jardineira
E tudo se acabar na quarta-feira”
A felicidade (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)

20120218-203829.jpg

Não sou de brincar o carnaval, mas como brasileira é impossível não ser impactada pela enormidade desta festa popular. Antes de sair de viagem, ao procurar uns aplicativos para me ajudar na escolha e hotéis e passeios (sobre os quais postarei aqui breve!), “curiosei” sobre os aplicativos ligados ao Carnaval 2012. Achei alguns interessantes, embora ainda pouco criativos e ainda muito ligados ao Rio e Salvador, cidades nas quais se convencionou pensar quando se fala em carnaval brasileiro.

No Rio de Janeiro me chamou atenção o aplicativo de Blocos de Rua, que usa geolocalização e uma agenda prática para mostrar onde e quando encontrar um bloco divertido para brincar. Dizem que o melhor do carnaval carioca não se experimenta na Sapucaí ou em clubes e está nestes encontros de rua onde as pessoas podem se fantasiar “de rei ou de pirata ou jardineira, e tudo se a acabar na quarta-feira”… Taí uma festa popular que eu gostaria muito de brincar um dia – e, quem sabe, até ver os desfiles da Sapucaí?

20120218-204956.jpg

Bonito seria ver, num carnaval próximo, blocos de rua tradicionais de várias cidades mapeados para que todos possam participar (ou fugir, risos!). Uma alternativa para este mapeamento poderia ser a criação de iniciativas nas secretarias de turismo, não acham? Como o município deveria autorizar a folia nas suas ruas, quem poderia ser mais confiável como fonte de agenda para os blocos de carnaval? Recife é uma das cidades que vi fazer esta agenda na versão mobile, usando os recursos básicos e funcionais do mapeamento usando Google Maps, integração de datas e horários e uma pequena agenda de endereços de serviços úteis ao turista. Lembrei de Olinda, ali ao ladinho, e que também tem um carnaval de rua famoso e me peguei apostando que tem mais carnaval interessante que a gente não fica sabendo. Ah se o Estado e não a prefeitura assumisse este trabalho, quanta integração!

20120218-213302.jpg

E finalizo minhas sugestões de Apps para quem ainda quiser aproveitar a tecnologia móvel para encontrar o melhor do carnaval no Rio de Janeiro, Recife e Olinda e Salvador com o aplicativo que mostrava também a minha cidade do coração, São Paulo. Embora a TV nacional mostre mais as pessoas “fugindo” da cidade no carnaval (e as estradas realmente lotam), a cidade continua viva e rica em atrações, sem falar que os desfiles do sambódromo daqui também são lindos. O aplicativo da TIM (que nem é minha operadora de celular, mas me agradou por se manter fiel ao seu slogan “viver sem fronteiras”), é o que achei mais completo porque reunia o maior número de cidades e de funções, incluindo as que citei nos aplicativos acima, mais um espaço de notícias frescas.

20120218-214103.jpg

E na música, uma homenagem: em 1959, o filme Orfeu do Carnaval, baseado em Orfeu da Conceição, que incluía a composição A felicidade (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), ganhou a palma de ouro no Festival de Cannes, França, e o Oscar de Hollywood, EUA, como melhor filme estrangeiro.

P.S. Mostrei na montagem carioca, mas não comentei o aplicativo da Danone que mostra pontos turísticos da Cidade Maravilhosa usando recursos de realidade aumentada que funcionam com a câmera do seu iPhone. Como não estou lá (mesmo tendo irmã que mora no Rio, confesso que nunca pensei em ir para lá nestes dias!) não pude testar e espero que algum leitor me conte depois como foi a experiência do aplicativo, ok?

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook