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[update] Ufa, finalmente: desde 03/04/2012 tem Instagram para Android!
www.instagram.com/android
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“O Brasil já é o quarto no mundo em número de usuários e quando o aplicativo estiver disponível também para o Android (em 2015, os smartphones equipados com Android corresponderão por 48,8% do mercado contra 17,2% do iOS), a Instagramania estará mais do que deflagrada.”

Neste último ano, com a chegada dos iPhones e iPods aqui em casa, eu literalmente “viciei” no Instagram, aplicativo para compartilhamento de fotos que completou 1 ano de vida neste mês.

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Há quem chame de instagramania o que eu vivo, mas estas pessoas certamente não perceberam ainda como a “rede social” é boa e capaz de criar laços fortes por lá, em amizades que vão além da exposição do cotidiano e que passam pelo encontro de afinidades.

Nesse primeiro ano a rede social mobile reuniu 10 milhões de usuários (ou seja, de cada 10 proprietários de iPhone, 1 usa o app), que juntos fizeram o registro de mais de 250 milhões de imagens. Por dia, cerca de 50 mil pessoas se unem ao grupo e mais de 680 mil fotos são compartilhadas.

Um sonho, acalentado por muitos, é ter o aplicativo para outras plataformas – e há rumores de que em breve, talvez ainda neste ano, o Instagram deverá estar disponível também para o sistema Android. Ou seja, usuários de outros smartphones também poderão se divertir com a ferramenta.

Para quem não sabe, o grande charme do Instagram não está simplesmente em seguir e ser seguido por outros usuários, vendo as fotos que os outros publicam. O diferencial são os filtros de imagem (17 ao todo), que com um simples toque transformam qualquer foto meio sem graça em uma quase obra de arte, deixando-a preto e branco, em tom de sépia, no estilo polaroide…

E será possível tirar proveito prático ou profissional da rede? Para mim ela acaba sendo troca e, eventualmente, portfolio, mas já vejo marcas começando a atuar lá. Vejo perfis criando ações e o uso de hastags sendo vinculado, aos poucos, a concursos e promoções, aproveitando a facilidade de se relacionar consumidores por seus gostos, baseados no conteúdo que produzem.

Li que um dos cases pioneiros foi da Brisk, marca de bebidas da Lipton. As melhores imagens registradas com a hastag #briskpic foram utilizadas em uma edição limitada de 4 mil unidades do chá comercializadas em março deste ano durante o tradicional Southwest Music Conference and Festival (SXSW), na cidade de Austin, no Texas. Mais de 2 mil imagens foram enviadas.

Outro case europeu é o da rede de hotéis espanhola NH que ofereceu diárias gratuitas para as melhores fotos que ilustrassem o tema de sua nova campanha “Wake up to a Better World” (Acorde para um mundo melhor), contando com 6 mil participantes.

Como diz Denis Zanin (de Como Destacar Sua Empresa nas Mídias Sociais), “qualquer um pode criar uma campanha, um movimento”, citando seu interesse pelo grafite compartilhado na hashtag #grafitam.


E como funciona?

“Para participar basta postar qualquer imagem de grafite com a hastag, de preferência com a localização, para quem quiser conferir ir in loco o trabalho.”

 

Com a geolocalização e as buscas por hashtags “as possibilidades de interação com o consumidor via Instagram são infinitas”. Zanin defende que não demorará muito para que grandes empresas sorteiem produtos ou premiem em dinheiro consumidores que postarem no Instagram.

E você, querido leitor? É um instagramer? Crê que ele será um bom negócio para empresas se relacionarem com seus consumidores?

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Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

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