bem estar / destaque

Fiquei chocada com este dado: só 4% das instituições do Brasil têm Selo de Qualidade na área de Infectologia.

Confesso que só atentei para este dado quando soube que Hospital de Doenças Tropicais Anuar Auad (HDT/HAA) é o primeiro hospital de infectologia do país a receber o reconhecimento e o segundo hospital público da Região Centro-Oeste a ter esse selo de qualidade.

 Organização Nacional de Acreditação. O nome, vamos admitir, parece piada. Mas o ONA confere um selo de qualidade na área de Infectologia importante e, infelizmente, ainda pouco comum no Brasil. Saiba mais no post que conta que "apenas 4% das instituições  do Brasil têm Selo de Qualidade na área de Infectologia" http://www.avidaquer.com.br/apenas-4-das-instituicoes-do-brasil-tem-selo-de-qualidade-na-area-de-infectologia/  #avidaquer #agentenaoquersocomida #saudenasredes

O selo de qualidade ONA1 é conferido pela Organização Nacional de Acreditação. São vários níveis de certificação e o hospital brasileiro tem a certificação Nível 1, que se refere à segurança do paciente e dá início a um desafio permanente para a unidade: manter a acreditação Nível 1 e conquistar outros dois níveis, o Nível 2, relativo à gestão integrada e Nível 3, de excelência da gestão.

Como funciona

Organização Nacional de Acreditação. O nome, vamos admitir, parece piada. Mas o ONA confere um selo de qualidade na área de Infectologia importante e, infelizmente, ainda pouco comum no Brasil. Saiba mais no post que conta que "apenas 4% das instituições do Brasil têm Selo de Qualidade na área de Infectologia" http://www.avidaquer.com.br/apenas-4-das-instituicoes-do-brasil-tem-selo-de-qualidade-na-area-de-infectologia/  #avidaquer #agentenaoquersocomida #saudenasredes

A equipe da ONA, por meio do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES), promove primeiro um diagnóstico completo da unidade onde avalia desde a padronização dos documentos internos, o efetivo funcionamento das comissões, a dinâmica de processos da linha de cuidados com o paciente, até as capacitações dos servidores e colaboradores. A lista de verificação é extensa e incluí a implantação de mecanismos para verificação de resultados.

A busca pelo selo é voluntária e conferida periodicamente pelo IBES, visando a melhoria contínua das atividades. Assim, hospitais acreditados são entidades reconhecidas pelo padrão de excelência em todas as etapas do processo ao combinar segurança com ética profissional, responsabilidade e qualidade do atendimento e ao procurar manter esse selo.

Um hospital público

A gente espera que está segurança seja coisa de hospital particular né? Mas neste caso foi uma conquista para o usuário do SUS. Ser um hospital com selo de qualidade ONA1 representa excelência em segurança do paciente.

 Organização Nacional de Acreditação. O nome, vamos admitir, parece piada. Mas o ONA confere um selo de qualidade na área de Infectologia importante e, infelizmente, ainda pouco comum no Brasil. Saiba mais no post que conta que "apenas 4% das instituições  do Brasil têm Selo de Qualidade na área de Infectologia" http://www.avidaquer.com.br/apenas-4-das-instituicoes-do-brasil-tem-selo-de-qualidade-na-area-de-infectologia/  #avidaquer #agentenaoquersocomida #saudenasredes

No caso goiano, com apoio da gestão do ISG, as mudanças em curto espaço de tempo na unidade permitiram a legitimação do trabalho desenvolvido no HDT/HAA com menção honrosa do Ministério da Saúde em concurso nacional de Humanização que teve o resultado divulgado este ano. A Emergência e Ambulatório do hospital foram reformados, o que agregou novos leitos ao hospital e impactou positivamente para pacientes e colaboradores. Além disso, um anexo com 30 novos leitos de isolamento e 10 de UTI está sendo construído pela Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop) nos fundos do hospital.

Pesquisas de satisfação dos usuários do serviço indicam que as metas do hospital de Goiás estão sendo superadas e a qualidade nas atividades desempenhadas é notória. Segundo dados divulgados pelo Instituto Serpes, em setembro de 2014, o índice de satisfação de pessoas que utilizaram os serviços do hospital foi de 92%. Os resultados satisfatórios fortalecem a parceria da organização social com o governo do Estado de Goiás no desenvolvimento do hospital, revigorando a rede pública estadual de saúde.

Sobre o HDT/HAA

Fundado em 10 de janeiro de 1977, tendo sido fruto da união dos antigos Hospital Osvaldo Cruz e Hospital do Pênfigo de Goiânia, o Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT/HAA) é uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás que é referência para doenças infecciosas e dermatológicas como HIV/Aids, Tuberculose, Meningite, Hepatite, Tétano, Acidentes Ofídicos e Rábicos, Hanseníase, Pênfigo, Vitiligo, entre outras. Hospital com visão de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária, o HDT/HAA presta atendimento eletivo e de emergência de Média e Alta Complexidade – devidamente referenciado pelos Complexos Reguladores Estadual/Municipal – em Infectologia e Dermatologia Sanitária.

(Crédito das fotos: Sílvio Simões)

Você pode gostar também de ler:
O cineasta Rafael Primot juntou um elenco incrível pra contar histórias de amor. Com Maria Luisa
Desde que fiz meu primeiro detox digital, num verão há alguns anos, eu tenho descoberto
Como envolver os estudantes nas decisões da escola e promover uma cultura de participação?  Nesta
Como lembrou Francisco Russo no Anime Pop, “o bom anime japonês tem por tradição lidar
Eu vi nascer o Fórum Cristão de Profissionais. Estava no culto num domingo em que
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas