cultura web

Bastam 4 minutos na internet para um computador desprotegido ser infectado e o maior risco que corremos é de perder informações pessoais e arquivos… já pensaram nisso? Pois ontem eu tive a chance de pensar novamente sobre o tema!

Há quase um ano, quando estive numa reunião a convite da Norton para tirar dúvidas sobre segurança na web para famílias, o diretor da empresa me convenceu da importância do antivirus quando tocou neste ponto: quanto valem as fotos do primeiro ano do seu filho? Eu tinha acabado de lhe falar que não usava Norton e preferia um concorrente (na época usava o Avast!) porque achava o antivirus caro e eu precisava de muitas licenças uma vez que temos um computador por pessoa em casa. E a lembrança das fotos – dos arquivos como um todo, que a gente, inevitavelmente tem – me fez repensar os valores. Realmente o custo é pequeno, equivale ao investimento que fazemos com seguro saúde ou automotivo, não é mesmo?

Na ocasião ganhei as licenças para todos em casa – e soube que a licença atual da Norton pode ser usada em até 3 computadores – e pude testar o Norton 360 e suas tecnologias de segurança, que incluem o acesso remoto de forma segura ao backup de dados. Confesso que, como tiro muitas fotos, o backup automático logo se tornou inviável para mim, estourei o limite de armazenamento em pouco tempo. Mas ele me lembrava da importância do backup e considero que pode criar uma cultura sobre o tema. 😉

Lembrei desta experiência ontem porque participei da coletiva de imprensa da Norton. E o que ouvi de novidade? Uma pesquisa constatou que um em cada três adultos que estão online já perderam dados insubstituíveis em seus PCs. Isso assusta! Mas assombra mais saber que, com a previsão de que até 2013 os smartphones respondam por cerca da metade de todas as vendas de aparelhos celulares, a gente ainda use smartphone, fazendo download de arquivos e instalando programas neles sem verificar se tem um antivirus no aparelho! Só me apercebi desta falha quando soube do lançamento da primeira aplicação beta para o Android – breve disponível para iPad e iPhone – e quando percebi que havia um produto Mobile Antispam para Windows Mobile e Symbian. O detalhe: como é beta, a versão para Android e i-Phone é gratuita, mas a outra que me interessou custa U$ 29.

Como disse Rowan Trollope, Vice-Presidente Sênior de Marketing e Produtos de Consumo da Symantec,

“Hoje, os consumidores esperam conseguir acessar e compartilhar seus arquivos, fotos e músicas a qualquer momento, a partir de qualquer aparelho, e nossas aplicações móveis possibilitam isso. Eles também desejam interagir mais em redes sociais, o que os tornam um dos principais alvos dos cibercriminosos. A tecnologia do Norton 360, baseada em reputação, aproveita a força dos milhões de membros de nossa comunidade e mostra-se eficiente no combate às ameaças baseadas na Internet que atacam as redes sociais.”

Fiquei curiosa por saber de usuários de mobile que já estão protegidos por antivirus e que podem me contar como tem sido a experiência. Se você é usuário, deixe seu comentário, por favor. Se não usa, me conte por que!

P.S. Faço questão de registrar que a coletiva de imprensa foi diferente no melhor sentido: aconteceu unicamente no ambiente virtual. Tivemos chance de ver, ouvir e questionar (via voip ou em chat) os representantes da empresa sem precisar de deslocamentos (o que foi sustentável) e permitindo a presença de pessoas que estão fora de Sampa (o que foi inclusivo).

[utilidade] A versão mais recente do Norton 360 é compatível com Microsoft XP, Windows Vista e Windows 7 e o preço de varejo sugerido da edição standard, que inclui 2GB de armazenagem online, é de R$ 169,00 e o da edição premium, que inclui 25 GB de espaço de armazenagem on-line, é de R$ 179,00, ambos com licença para 3 PCs para usar o produto por um ano. Usuários que já têm versão podem fazer update aqui.[/utilidade]
Você pode gostar também de ler:
Tudo começou num papo descontraído no Facebook que eu vi no Twitter sobre os furoshikis
Perguntei novamente ontem no Twitter se "as amizades da internet são descartáveis", inflexível na minha
Já escutei algumas vezes dos amigos dos meus filhos que usam Twitter que suas contas
“A necessidade de investimentos em infraestrutura no Brasil é muito grande, e isso já é
[update] O nono dígito será acresentado nos telefones móveis das áreas de registro 12, 13,
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas