Ano Novo Chinês

anonovo-chines-15-1-2008-17-55-49.jpgHoje a comunidade oriental de São Paulo comemora a Festa do Ano Novo Chinês. Apesar de o ano do rato começar só no dia 05 para 06 de fevereiro, os organizadores da festa adiantaram os festejos por conta do carnaval e estão divulgando há dias o evento pela cidade. Logo cedo a Liberdade, bairro que é parte da minha vida paulistana, estava em polvorosa, numa “muvuca” que envolvida muitos turistas, apresentações, força policial extra e a presença de autoridades, como o prefeito Kassab.

Gosto de levar os meninos nestes eventos para aprenderem a ver o mundo mais real, em que os calendários podem variar conforme a cultura (e São Paulo é, felizmente, uma cidade multicultural), mas sempre representam as crenças e tradições de um povo – e é bom frisar para as crianças que mesmo diferentes, são pessoas, como nós e que além de respeitar, devemos saber admirar as diferenças. Eles já sabem que a tradição chinesa comemora a chegada do ano novo de acordo com o calendário lunar, cujas datas diferem do calendário usado no ocidente, e que este é o ano 4706 para os chineses, não o 2008 que o calendário cristão vive.

Para evitar confusão neste ano não fomos ver o dragão chinês que simboliza novas energias e forças para o ano que começa. A bela coreografia, valorizada pelo vermelho (que significa a vida na tradição chinesa) e o dourado (amarelo ou ouro, o sol único), nos encantou ano passado. As mesmas cores estão presentes nos mascotes olímpicos Huanhuan e Yingying (as olimpíadas são em Pequim neste ano) que estão visitando a cidade de São Paulo e passearam pelo Ibirapuera no final de semana, como mostra o vídeo abaixo.

Mas amanhã vamos lá para conferir as apresentações e provar as iguarias, pois a culinária chinesa é excelente e nesta data eles se esmeram ainda mais, como relembrou Luciana, do Bistrô Pimenta. As meninas do Comidinhas listaram alguns restaurantes chineses e que eles serviriam hoje num post sobre a festa e de lá eu recomendaria o Banri, que é ótimo, embora não seja super em conta. Se não quiser gastar muito e comer bem, vá no Cia Oriental (no 4 andar do SoGo, rua Galvão Bueno, 40) ou no Kareyá da Praça da Liberdade. Ambos são de uma amiga minha coreana radicada no Brasil e recomendo a comida, o bom gosto e o atendimento. 😉 Minha mãe, que chega daqui a pouco para me visitar (vem para adiantar o abraço pelo meu aniversário, que é no dia do ingresso do ano do rato), adora. 😉

Então: XIN NIAN KUAI LE (Feliz Ano novo em chinês)

mascotes.jpg

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook