entretenimento

Quando cheguei em Curitiba para o final de ano me surpreendi com as notícias culturais que li na Gazeta do Povo sobre o Ano da França no Brasil. Fora minha amiga @lilianeferrari, não tinha ouvido falar de muita gente envolvida nos eventos culturais que trarão parte da cultura francesa para o Brasil em 2009. Aí lembrei que a Caixa Cultural também está antecipando as comemorações do ano da França no Brasil e trouxe a São Paulo a exposição “TV”, inédita no país, do fotógrafo francês Mathieu Bernard-Reymond. O fotógrafo, parte das primeiras gerações educadas com a televisão, realiza desde 2004 o trabalho sobre estas imagens, propondo-se a manter no imaginário popular a forma original do veículo TV, antes que este mude definitivamente, dando lugar às variantes vindas da internet. Bernard-Reymond parte da visão de que é através da televisão que uma grande parte do público ocidental entra em contato com a atualidade e a ficção se mistura à realidade para construir nossa visão do mundo. Ele afirma que

“Assim que olhamos o aparelho de TV o mundo se transforma. Ele toma o lugar do espetacular, de uma ansiedade difusa, de um sentimento de incerteza e angústia, ou mesmo confunde o geral com o particular. Estes sentimentos causados pela influência das imagens televisivas em nosso inconsciente fazem surgir os fantasmas e os medos. Se saímos na cidade assim que a noite cai, no ‘horário nobre’, os monstros da luz imaginada pela televisão nos espreita a cada esquina”.


São 14 fotografias em tamanho grande (1m x 1,25m) da serie “TV”, uma combinação de montagens de cenas noturnas urbanas e imagens extraídas de programas de televisão que abordam a invasão das personagens fictícias do universo televisivo no mundo real da noite dos grandes centros urbanos. Serviço:

  • O quê: exposição “TV”, fotografias de Mathieu Bernard-Reymond
  • Quando: de 18 de dezembro a 18 de janeiro de 2009, de terça a domingo, das 9h às 21h
  • Onde: CAIXA Cultural (Praça da Sé, 111, São Paulo, SP)
  • Quanto: entrada franca
  • Quem: livre
  • Informações: telefone (11) 3321-4400

P.S. Nos jornais da semana do Natal, claro, só se falava de Carla Bruni e a visita do Presidente Nicolas Sarkozy ao Brasil e por isso deixo um vídeo dela cantando em francês como sugestão de trilha sonora para este post e homenagem ao Ano da França no Brasil que começa amanhã. Bonne Année. Feliz Ano Novo a todos. 😉

Você pode gostar também de ler:
O cineasta Rafael Primot juntou um elenco incrível pra contar histórias de amor. Com Maria Luisa
Desde que fiz meu primeiro detox digital, num verão há alguns anos, eu tenho descoberto
Como lembrou Francisco Russo no Anime Pop, “o bom anime japonês tem por tradição lidar
Eu vi nascer o Fórum Cristão de Profissionais. Estava no culto num domingo em que
Numa semana em que vi discussões sobre censura, política e fé pública (discutindo se líderes
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas