destaque / empreendedorismo / sororidade

Leitora ávida e voraz, meu sonho de consumo como na carreira era ser “escritora de orelha de livro”. Isso era na época em que eu morava no interior, onde comprar livros era uma escolha peja revista do Círculo do Livro porque não tinha livraria na minha cidade. Depois, já em Curitiba, aos 13 anos descobri uma locadora de livros e li tudo que minha mãe tinha paciência (e dinheiro) para pegar para mim. 

Abandonei a ideia de trabalhar no mercado literário, mas ainda sonho com eventos literários que formaram meu inconsciente como leitora. À FLIP já fui, mas ainda me falta aproveitar uma Feira do Livro de Porto Alegre, um sonho de evento ao ar livre.

  
Em 2015 a feira está na sua  61ª edição e o tema “Livros ajudam a pensar” me fazem acompanhar tudo que posso, mesmo que à distância. Neste ano a ideia é provocar o leitor a refletir sobre a importância da leitura. A Câmara Rio-Grandense do Livro faz o convite: venha pensar, debater e ler na praça.

E a provocação desta terça-feira é corajosa!  

A jornalista francesa, Annick Cojean, que recebeu o prêmio Albert-London em 1996, é a grande atração da Feira do livro de Porto Alegre.

Ela retratou a vida de muitas personalidades internacionais que se tornaram familiares para o público em geral. Mas é a sua série de artigos sobre o Holocausto, assim como os numerosos relatórios e investigações sobre a violência contra as mulheres, especialmente em zonas de guerra, que fizeram sua grande reputação como repórter. 

Com o tema Investigação como arma de informação, ela vai dividir com o público as suas experiências jornalísticas, trazendo à tona questões muitas vezes escondidas das sociedades machistas. 

A palestra acontece às 18h30, no Auditório Barbosa Lessa – CCCEV e terá tradução simultânea. Em seguida, às 20h, na Praça de Autógrafos, a jornalista autografará o livro Harém de Kadafi

Publicado em 2012, seu livro investigativo revela a perversidade sexual do ex-líder líbio Muammar Gaddafi (assassinado em 2011) e uso do estupro como arma de guerra foi traduzido em vinte línguas, ganhador de vários prêmios, e um evento em muitos países, especialmente no mundo árabe. 

Neste livro, que está na minha lista de próximas leituras, o ex-tirano líbio é retratado como um viciado em sexo, um homem que tinha uma natureza sexual irreprimível.

  
De acordo com relatos colhidos pela jornalista francesa, Gaddafi tinha uma sexualidade voraz que exigia ser saciada quatro vezes por dia. O antigo líder, que esteve à frente do governo de seu país durante 42 anos, violentou e manteve relações sexuais com inúmeras mulheres e vários homens. Integravam seu harém: adolescentes escolhidas a dedo nos colégios líbios; jovens eleitas em cerimônias de casamento, muitas delas filmadas, incluindo muitas vezes a própria noiva; ministros de sua equipe, oficiais, artistas, jornalistas, filhas de generais e esposas de dirigentes e diplomatas do continente africano. No caso destas damas da elite, algumas eram realmente estupradas, enquanto outras concordavam com o ato sexual em troca de joias e muito dinheiro.

Ao conhecer uma estudante, em visita a uma escola, Kadafi roçava a cabeça de sua preferida, um gesto batizado de ‘toque mágico’. Em seguida seus seguranças, cientes do significado deste sinal, providenciavam o rapto destas garotas, todas com idades que variavam entre 13 e 15 anos. Elas se tornavam suas prisioneiras sexuais e eram utilizadas para satisfazer sua ferocidade sexual. O tirano as ocultava no andar inferior de sua mansão, uma fortaleza militar localizada em Bab al-Azizia. 

P.S. Além de suas atividades no Le Monde, Annick teve programa na televisão francesa e criou uma série de rádio. Ela é também autora de três documentários. Vou procurar para ver se tem online e farei update aqui se achar 😉 

The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas