Aniversário de Brasília

Praça dos Três Poderes

Eu não conheci a capital federal novinha, como está nas fotos da revista Manchete que @cybelemeyer postou ontem. Minha primeira visita foi na semana passada, auspiciosamente na data em que acontecia a sessão solene no Senado Federal sobre o aniversário de Brasília – e, vejam como é a afinidade, entrei no salão (que é imensamente mais lindo ao vivo do que na TV Senado!) exatamente na hora em que uma Senadora (Marisa Serrado, do Mato Grosso do Sul) começava seu discurso linkando a capital, Tiradentes e Tancredo Neves. Ela ensinava a todos como o nome da futura capital já tinha sido definido há muito tempo, como podem ver neste vídeo.

Foto de

E qual foi minha sensação? De que o interior do Brasil está reunido lá. Muito além da visão que eu tinha nos anos 1980 com as bandas politizadas de lá (sempre foram minhas preferidas de Legião a Capital Inicial, de Paralamas do Sucesso a Plebe Rude, com hinos – que constam de minhas playlists até hoje – de uma juventude que não se furtava em ver a realidade à sua volta, mas que não deixava de amar e sonhar), descobri um lugar feito de gente que saiu de todo canto, por motivos diversos (mas no geral em busca de trabalho, como muitos dos que estão em São Paulo como eu) e que descobriu no meio do Cerrado o verdadeiro lar.

Das inúmeras reportagens que li nos últimos dias sobre a capital brasileira, recomendo o especial Uma cidade que não estava nos planos, as fotos das várias Brasílias e A capital federal e o rock dos anos 1980.

E você, qual Brasília vive na sua memória? E no seu coração?

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook