blogosfera / social good

071112-planeta-terra-pel-blog

Sempre que se fala em sustentabilidade e ecologia, desde que eu participei da minha primeira blogagem coletiva (promovida pelo @linoresende em 2007) eu penso no ser humano.

É importante pensar no planeta, na reciclagem, em formas de consumir com consciência, crescer economicamente com sustentabilidade, mas acima de tudo precisamos pensar em como inserir o ser humano de forma harmoniosa tanto entre seus iguais quanto com a natureza.

Este conceito, mesclando conscientização ambiental e reciclagem de materiais com um projeto de inclusão digital eu encontrei no Amigos do Planeta, um projeto que as Casas Bahia iniciou em maio de 2008. A campanha, iniciativa da empresa e que começou como uma campanha interna entre os quase 60 mil colaboradores da empresa, foi tão bem sucedido no seu primeiro ano que agora ganha força e chega à sociedade.

221077_blog

Vejam como é tão simples que a gente se pergunta porque ninguém fez isso antes! Um caminhão itinerante leva uma escola de informática de acesso gratuito à população, num projeto que inclui tendas instaladas nos locais de parada onde são ministrados cursos voltados para a qualificação profissional. E aí mora uma coisa que considerei fundamental no projeto – e que foi o embrião do Mãe com filhos, site que eu coordeno desde dezembro de 2008 – que é fazer a inclusão digital alcançar a família como um todo, dando acesso à cibercultura e ao mundo virtual (cada dia mais presente no cotidiano e no ambiente de trabalho da gente) tanto à criança, quanto ao pai e mãe e também aos avós.

No ano de 2009 as cidades do ABC paulista serão visitadas e durante o segundo semestre vou acompanhar um grupo de blogueiros interessados no Terceiro Setor para conhecer in loco as atividades realizadas com a comunidade. Em seguida será a nossa vez de contar o que tem acontecido na nossa vizinhança, cidade, região, estado. Como acontecia com o Amigos do Planeta aqui na minha São Paulo, por certo que há um projeto de inclusão social sustentável que merece destaque perto de você e ele merece ser divulgado. Minha proposta é a seguinte: vamos fazer um bate-bola virtual. Eu conto o que acontece aqui, passo a bola para um blog que sei que se preocupa com este assunto e fica em uma outra localidade e assim vamos passando a bola e descobrindo projetos semelhantes ao Amigos do Planeta Brasil afora.

Guarulhos Já vamos voltar... por amigosdoplaneta.
Guarulhos 31/08/09 por amigosdoplaneta.

No final deste jogo virtual, no qual todos vamos ganhar com a valorização de propostas que contribuem para uma sociedade mais justa, além da nossa doação 2.0 (aquela na qual doamos nosso tempo, contatos e espaço virtual para algo em que acreditamos) poderemos ajudar materialmente uma das instituições citadas na blogagem coletiva.

Fica aqui também um convite para que os blogs que participarem da campanha (e os twitters também, por que não?) divulguem a possibilidade de doação de equipamentos de informática usados e ainda em condições de uso para as instituições que forem citadas em seus posts.selo2_amigosdoplanetaEu mesma tenho em casa periféricos que poderiam ajudar no cotidiano escolar de muita gente! E você, já sabe o que vai fazer com aquela impressora antiga quando comprar a nova multifuncional? O destino destes aparelhos pode ser um bom projeto e para conhecer os melhores de cada região, basta participar da nossa Blogagem Coletiva Inclusão Digital Eu Apóio!

No primeiro mês, para aquecer a ação, teremos dois posts por semana, postados sempre às terças e sextas nos blogs que são os maiores apoiadores da ação: @cybelemeyer (que já me contou que o grupo Blogs Educativos deve gostar muito da ideia e por isso abre a blogagem comigo), @boombust, @poperotico, @cybelemeyer (de novo), @kakah, @miparente, @nubibella, @blogdati, @maitelemos, @sucessonews, @claudiagiane, @alinedexheimer, @cynarar, @gnsbrasil. Nos meses seguintes, creio que teremos adesões voluntárias, demarcando que as postagens serão sempre num dia da semana pré-definido por nós (terça ou sexta). Pessoas que sei que são simpáticas à causa como @lidifaria, @fabineves, @mr_biglia, @alinekelly, @matofino (com três posts, todos ótimos), @smiletic, @cybelemeyer (terceiro post!), @veriserpa, @simonezelner, @comunicadores, @fiodeariadne, @ofuturodopresente, @vivoverde, @kitchentalk, @doduti, @deniserangel, @annylinha, @luzdeluma, @taniadefensora, @viwein, @profvaz, @rinapri, @fiodeariadne, @marketingradar, @rboaventura, @panaggio, @vitoriaonline, @omeletemarginal, @nicsouza, @samuelnariojr, @viwein, @elfinha, @jofotos, @juvilela, @lesilva. E teve mais posts meus: Reciclagem de Lixo Tecnológico, Mapas dos telecentros do Brasil, Dinâmica do orçamento doméstico e a Visita aos Amigos do Planeta.

E nos mostrando como vão as coisas em outros países, estou convidando @meiroca, @denisearcoverde, @georgiaargerter, @leninhashiraishi, @samcyrus.

The following two tabs change content below.
Jornalista, blogueira, casada com @gnsbrasil, @maecomfilhos de 3!, consumidora de cultura, tecedora de redes em mídias sociais, empreendedora na @otagaissama. Voluntária desde os 8 anos, praticante de boloterapia desde os 9, entusiasta e praticante do aleitamento materno como #maede3, acredita no poder das mídias sociais para promover o bem no estilo #socialgood e adota uma vida material minimalista - sem abrir mão do conforto e da alegria de viver. :)

Latest posts by Sam @samegui Shiraishi (see all)


SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline