O Banco de Leite do Hospital Agamenon Magalhães, (HAM), no bairro de Casa Amarela, no Recife, solicitava doações no começo do ano. Ao ler as informações da matéria lembrei da necessidade de relembrarmos da importância da doação do leite excedente para os Bancos de Leite.
O leite é usado para alimentar os bebês da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e crianças que estão na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) e no alojamento Canguru – onde ficam os bebês que já saíram do soro e do aparelho de oxigênio, mas ainda precisam atingir o peso ideal antes de ir para casa.
As mulheres que desejarem ajudar o Banco de Leite podem procurar maternidades de suas cidades através do telefone, informando seus dados para receber as recomendações de higiene para a retirada do leite. Após o contato, a equipe do próprio hospital vai até a casa da doadora para fazer a coleta.
E depois, como tratam o leite materno doado?
Ao chegar no hospital, o material é analisado por profissionais e pasteurizado para eliminar as chances de infecção por bactérias, sem comprometer a sua qualidade nutricional. As mães que desejarem também podem se dirigir aos hospitais para fazer a doação in loco e conhecer o processo.
Há também grupos como o Amigas do Peito que desde 1980 atende – já foram cerca de 200 mil atendimentos – famílias que amamentam e interessados em amamentação, através de nossas reuniões de grupos, cartas e emails, atendimentos telefônicos, projetos, oficinas e, claro, o site.
Se você está aleitando ou conhece alguém que está e pode doar leite, puxe a conversa e estimule esta atitude generosa. 😉
Latest posts by Sam @samegui Shiraishi (see all)
- Como sair das bolhas? Como distinguir notícias falsas das verdadeiras neste mundo de pós-verdades? - 18/04/2018
- Propostas para fortalecer a participação das juventudes brasileiras em prol da melhoria da educação - 16/04/2018
- Your name: a esperança que sobrevive às piores fatalidades - 14/04/2018
- Vida com propósito - 10/04/2018