Allons enfants…

Hoje é o dia da Queda da Bastilha. Capturei esta imagem bela do Arco do Triunfo e das comemorações francesas sobre o dia que marcou sua história e ajudou a mudar os rumos da história da humanidade, num caminho mais democrático e humano. Houveram muitos tropeços na forma como os franceses reagiram, ainda no século XVIII à nova forma de governo, assim como há tanta divergência sobre a suposta democracia norte-americana, com seu voto distrital e tudo mais, mas enfim, a declaração da independência inspirou os franceses que inspiraram o mundo com a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
Ontem eu estava no trânsito e escutava na CBN comentários sobre o fato de apenas dois países do mundo não terem aderido ao Estatuto da Criança e do Adolescente, que completava 17 anos no Brasil no dia 13/07. EUA é um deles. No Brasil, apesar de muita gente chamar o ECA de uma “eca”, o estatuto tem significado uma melhoria de qualidade de vida para muitas crianças e acredito que uma única vida já o validaria. Nesta data discute-se muito a redução da maioridade penal. Tenho também minha crítica, especialmente ao fato de o estatuto limitar muito as condições de trabalho remunerado e legalizado de menores, levando-os à informalidade pura e simples. Para quem deseja saber mais do estatuto e das conquistas indico dois links: do Governo e do Gilberto Dimenstein.

P.S. Nesta semana estava vendo com Enzo um livro de Delacroix e nos deparamos com o célebre A Liberdade guiando o povo. Ele ficou impressionado e me supreendeu com comentários que fazem ver como o quadro cumpre seu papel, assim como o faz La Marseillese, que cantarolei para ele e o emocionou.

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.