#ad / cultura web

Estava lendo uma notícia no jornal no final de semana que dava conta de que centenas de pessoas visitaram uma exposição de arte no Centro Cultural Banco do Brasil na madrugada de sábado para domingo. Quem conhece São Paulo sabe que este local (fantástico por sinal!), fica bem no centro velho e na área financeira da cidade, fatores que não favorecem em nada a visitação noturna. A região fica vazia e por isso muitos homeless se acomodam pelas ruas pelas quais poucos carros são autorizados a passar.

Na hora lembrei de fotos incríveis que eu já fiz dentro do CCBB e no seu entorno e do quanto me preocupei quando o fiz com equipamento fotográfico chamativo. Por outro lado, nas vezes em que fui lá e não levei a “máquina boa”, voltei frustrada porque não pude fazer as fotos como eu queria por falta de ajustes finos e manuais no equipamento.

O celular é bom para o instantâneo, mas quem gosta mesmo de fotografar quer fazer isso com precisão e “do seu jeito”, garantindo cada detalhe da abertura do obturador, do tempo de exposição e outros itens imprescindíveis para a foto perfeita em ambiente diferenciado.

Eu não encarei o CCBB ainda, confesso que faltou coragem para ficar na fila. Mas no final de semana passado meu desafio com a Samsung Smart Camera foi vivido no SESC Belenzinho, onde eu queria há semanas ver a exposição interativa do Pinóquio. Em locais assim vivemos um drama para fotografar a arte: tudo está ao ar livre e dá-lhe exposição para evitar que as pessoas pareçam sombras e controle de abertura para que o sol a pino não deixe tudo mega brilhante.

Olhem estas patas de cavalo feitas em granito megabrilhante e que deixam os visitantes curiosos logo na entrada do SESC. A solução para elas estava ao alcance das mãos, graças às configurações de ajuste manual da Samsung Smart Camera.

Mas é na sombra que fica mais nítida a diferença da foto feita com um mínimo de cuidado, como mostram estas duas em frente à escultura do Pinóquio.

A foto é do meio do dia e já deu diferença, à tarde meus filhos e a amiga Giovana se tornariam sombras!

Quantas fotos você já tirou animadíssimo, na beira da praia ou com o sol se pondo e ficaram assim, uma silhueta indistinguível? A diferença está nestes comandos manuais da câmera e no bom uso deles.

Você vai me dizer:

“Ok, você fez jornalismo e conta que adorava fotojornalismo, é do tempo de revelar fotos com filmes, para você é fácil falar!”.

É verdade, para mim é mais fácil e natural. Mas com um bom equipamento todo mundo pode tirar fotos boas e compartilhar boas lembranças dos passeios e falei muito disso no vídeo abaixo.

Gosto dos equipamentos desta série #smartcamera porque eles têm dois itens que considero fundamentais para as boas fotos: a possibilidade de definir a exposição e abertura e de salvar meus critérios favoritos para as fotos. E para quem está começando (como meus blogueiros mirins) ou não tem muita habilidade, a linha também traz programas automáticos bem intuitivos que atendem às situações mais corriqueiras (e espero poder falar deles em outro post!).

Aposto que no seu próximo passeio cultural você vai lembrar destes detalhes e não fará como eu que fui para Paris no ano passado e levei só o celular! Nas minhas fotos nos “cartões postais” da capital francesa eu quase nem apareço no meio da luz do verão europeu… que tristeza! Sem falar que as fotos internas, em museus e das obras de arte exigem muito mais pois não podem ser feitas com flash, né? Aprendi a lição!

Nem preciso falar, né? As fotos foram direto para meu álbum do Facebook via Samsung Smart Camera no mesmo dia em que tirei! Confira todas lá. E veja também o outro desafio, sobre o zoom de 21X: Aproximando os momentos sem atrapalhar nem fazer feio na cena.

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas