destaque / sustentabilidade

“Com 457 anos, a Mooca, entre os 31 distritos da cidade, ocupa o 24.º lugar em arborização (tem apenas 3,38 m² de área verde por habitante). Moradores reclamam que a chegada de novos espigões envidraçados, de três universidades e de um shopping center não foram acompanhadas por um plano de arborização no bairro.”

20130809-151304.jpg

Viram o dia lindo de hoje e ficaram com vontade de passear? Hoje talvez não dê para largar tudo num dia de semana, mas no domingo, 25/08, o clima estará ótimo e você pode se juntar a nós no piquenique promovido pelo movimento Mooca Verde (@moocaverde) “Por um Parque na Mooca”.

Eu moro neste que é um dos bairros mais antigos de São Paulo, no começo da Zona Leste. A região, que foi sinônimo de indústrias e de crescimento urbano, tem se tornado um espaço basicamente residencial desde que as incorporadoras começaram a comprar os galpões abandonados de fábricas para construir prédios com conceito de clube privado. Isso é bom, mas a população que já residia aqui e que prefere a vida mais simples e pé no chão sente falta de espaços de lazer, em especial de áreas verdes de lazer para família.

Boa parte desta turma espera há dez anos que o antigo terreno da Esso, na Rua Barão de Monte Santo, seja transformado em um parque. Seus 97 mil metros quadrados – área similar à do Parque da Água Branca, na Zona Oeste – caberiam perfeitamente na realidade da Mooca e região.

Quando eu soube do movimento “Por um parque na Mooca“, imediatamente me perguntei como uma área deste tamanho ainda existia e estava vazia numa cidade em que os terrenos valem tanto e são disputados a tapa. Fui pesquisar e soube que desde 2004, a Cosan, atual dona do terreno, vinha fazendo um trabalho de descontaminação no subsolo que era contaminado com benzeno, um hidrocarboneto altamente tóxico. Mas, sob monitoramento há um bom tempo, parece que o terreno precisa deve ser liberado pelos técnicos da Cetesb, por isso há um projeto de lei (do vereador Adilson Amadeu) já aprovado na Câmara Municipal em 2009 e que prevê que o terreno usado entre 1945 e 2001 como base de armazenamento de combustíveis da Esso em São Paulo se transforme no Parque Verde da Mooca.

mooca

Infelizmente, parte da proposta foi vetada pelo então prefeito Gilberto Kassab, mas outros dois projetos em trâmite no Legislativo tentam garantir a transformação da área em parque. O movimento Mooca Verde me contou que uma comissão de moradores e associações de bairros da Mooca e Vila Prudente estão atuando para fortalecer a campanha “Por um Parque na Mooca”, realizando encontros a cada duas semanas e monitorando um projeto arquitetônico para o Parque, que está sendo criado para facilitar a aceitação pela comunidade. Este projeto foi apresentado ao governador Geraldo Alckmin nesta semana por Verônica Cassavia e Adriana Zveibil, as “mães” do Mooca Verde.

20130822-101726.jpg

Gostou e quer ajudar?
É fácil, bastam nome completo, CPF e/ou RG e assinatura. Imprima este texto para explicar o conteúdo e reuna assinaturas.

Depois de recolher as assinaturas, entre em contato com o Movimento Mooca Verde pelas redes sociais ou pelo email moocaverde@moocaverde.com.br.
Atenção: quem já assinou eletronicamente não deve assinar novamente em papel.

Vem, gente! Dia 25/08, às 12h, tem piquenique em prol do parque na Rua Francisco Cipullo, com tudo que a Mooca tem de bom: premiação com cesta da CEPAM para o piquenique mais bonito,exposição de carros antigos, música, arte de rua, oficina de pintura para as crianças e muito mais!

E quem puder, compartilhe no Facebook, faça #reinstagram e tuite com a hashtag #porumparquenamooca para ajudar no movimento e divulgar o abaixo-assinado. A ideia é recolhermos assinaturas entre amigos e familiares!

20130822-095903.jpg

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas