destaque / sustentabilidade

agua-vale-do-jequitinhonha

Na semana passada recebemos convite para uma pré-estreia diferente: o documentário “Desafiando o Futuro: a Transformação da Água”.

Produzido pela National Geographic, o documentário mostra os depoimentos em primeira pessoa das famílias latino-americanas que foram beneficiadas pelo programa Água Pura para Crianças, uma iniciativa da P&G que, desde 2004, leva água potável às comunidades que não têm acesso à água limpa para beber.

O programa Água Pura para Crianças foi lançado no Brasil em 2014, por meio de uma aliança formada pela P&G e ONGs parceiras, entre elas, Child Found no Vale do Jequitinhonha e FAS nas comunidades ribeirinhas do Amazonas. Acompanho a região por amigos como Renato Guimarães, jornalista e diretor de mobilização no Greenpeace Brasil, e Marianne Costa, do Vivejar, apaixonada por esta região e que realiza viagens para lá.

E nós acompanhamos o projeto há um tempo, via ChildFund Brasil, a primeira organização no Brasil a ter parceria com a P&G no programa Água Pura para Crianças.

Trabalho valioso, não é mesmo? No vídeo abaixo, podemos ver detalhes:

E agora poderemos saber mais sobre a região e o impacto que este trabalho tem sobre a comunidade.

Filmado em diversos países da América Latina, entre eles, Panamá, Costa Rica, Brasil e Argentina, “Desafiando o Futuro: a Transformação da Água” acompanha os voluntários que ajudam a implementar o programa na região, mostrando o poder transformador que a água limpa tem na saúde e na qualidade de vida dos moradores dessas comunidades, além de mostrar os desafios envolvidos no processo, desde as distâncias que os voluntários devem percorrer até as barreiras culturais que enfrentam.

Estima-se que cerca de mil crianças menores de 5 anos morram todos os dias por causa de doenças causadas por água contaminada. Apesar dos avanços no número de pessoas com acesso à água potável nos últimos anos, a água limpa para beber ainda é uma necessidade para mais de um bilhão de pessoas ao redor do mundo.

O programa Água Pura para crianças permitiu transformar 11 bilhões de litros de água suja em água pura em âmbito global para pessoas sem acesso à água potável, desde 2004. O programa é executado por meio de alianças com mais de 150 organizações reconhecidas, como ONGs, entidades governamentais, entre outras, que ajudam a distribuir os sachês do Purificador de Água P&G em 85 países em desenvolvimento. Para obter mais informações sobre o programa e saber como funcionam os sachês do Purificador de Água P&G, veja no site csdw.org.

Você pode dizer que este post parece propaganda. Pode dizer. Eu chorei vendo o vídeo do Rodrigo Faro que postei acima e como há anos acompanho a questão da água, tanto do Rio São Francisco quanto de outros projetos, como do saneamento necessário, e me envolvo de coração com este tema.

“Beber água limpa é algo que muitos de nós nem percebe que está fazendo, mas é um desafio diário para muitas famílias ao redor do mundo. A água potável tem o poder de transformar a vida dessas pessoas, proporcionando-lhes saúde e melhor qualidade de vida.”

agua-pura-para-criancas

Desde que o programa Água Pura para Crianças começou, há mais de uma década, em 2004, a P&G e sua rede de parceiros globais transformaram 11 bilhões de litros de água suja em água limpa em âmbito global, dos quais 550 milhões de litros beneficiaram famílias em 16 países da América Latina. O objetivo é entregar, até 2020, 15 bilhões de litros de água potável em todo o mundo.

A iniciativa é realizada por meio de parcerias com mais de 150 organizações reconhecidas em cada país, como ONGs e entidades governamentais, entre outras, que ajudam a distribuir os sachês do Purificador de Água P&G em 85 países. A tecnologia é fácil de usar: apenas com um balde, uma colher, um tecido de algodão e um pequeno sachê do Purificador de Água P&G é possível purificar 10 litros de água suja em 30 minutos – água potável suficiente para uma família de cinco pessoas durante um dia.

Se interessou? O documentário Desafiando o Futuro: a Transformação da Água estará no NatGeo nas seguintes datas e horários:

  • Dia 22 de março (quarta) às 19h40
  • Dia 23 de março (quinta) às 00h20
  • Dia 30 de março (quinta) às 14h55

 

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas