cidadania / cultura web

Quando a TV Senado surgiu, na década de 1990, a sensação de “abertura” do que se fazia na Casa que deveria representar o que nós, brasileiros, temos interesse que seja feito pelo País, foi a primeira que me passou pela cabeça. Meu marido é dos que desde aquela época, se tem tempo, checa o que acontece por lá e não raro nós trabalhamos no escritório ouvindo (ao vivo) os debates acalorados em dias de votações especiais.

Aplicativo do Senado

Mas nem todo mundo tem este tempo e, apesar de ler o resumo do que os jornalistas que cobrem os bastidores do Senado contam nos principais veículos de comunicação, os eleitores mais conscientes sempre querem saber mais. Com as novas mídias este “mais” está ao nosso alcance. Desde o Blog do Senado, do canal no youtube, Twitter e Facebook da Agência Senado, a gente se aproximou mais da realidade cotidiana deles. E agora eles estarão na palma da mão.

“O perfil de todos os 81 senadores, filtrados por ordem alfabética, por estado ou por partido; os debates no plenário e as notícias de tudo o que é aprovado na Casa: todas essas informações estarão disponíveis no aplicativo para Iphone, que será lançado pelo Senado às 11h, do dia 29 de março na Sala de Audiências da Presidência. Desenvolvido pela Secretaria de Comunicação Social, o aplicativo é uma ferramenta tecnológica criada para ampliar a comunicação do cidadão com o Senado. A proposta é oferecer mais informações, aumentar a transparência e estimular a interatividade com a população.”

Eu estou em Brasília desde ontem como representante de blogs para presenciar o lançamento do aplicativo que, muito além de textos e fotos contando dos feitos, nos concederá o conhecimento em real da agenda das comissões e do plenário, das atividades desenvolvidas diariamente na Casa, podendo acompanhar como nossos representantes estão se posicionando nos temas que nos interessam – e isso tudo antes de que a decisão seja tomada e se torne manchete nos jornais.

E, detalhe que vale a pena contar: como boa parte do trabalho de comunicação do Senado, o projeto foi realizado quase sem custo, por uma equipe orientada por Joaquim Venâncio, profissional que desenvolveu também o aplicativo do Banco do Brasil para iPhone e iPad. Segundo a assessoria do Senado, “a única despesa foram os 99 dólares anuais cobrados pela Apple para abrir e manter uma conta da AppStore”. Em breve o aplicativo estará disponível nas versões para Android e Blackberry.

Aplicativo do Senado

Testei o aplicativo neste final de semana e gostei do que vi e mostro a vocês nas imagens incorporadas a este post. Parece ser um espaço bem atualizado, que mostra o que está acontecendo e, ao listar os senadores por estado ou partido nos dá também um painel político desta casa que reune os parlamentares que decidem muitas das leis a influenciar nossas vidas. Clicando nos nomes dos senadores podemos ter uma biografia básica, além de várias formas para contatá-los.

Aplicativo do Senado

Minha crítica fica apenas para a falta de um espaço que nos mostre em quais comissões e projetos o senador em questão está envolvido e para a falta de um botão que compartilhe nas redes sociais (como Twitter e Facebook) as notícias que estamos lendo no aplicativo. #ficaadica para que as novas versões tenham estas duas funcionalidades.

😉

P.S. Outra iniciativa, já em desenvolvimento, é o aplicativo para IPAD. Nessa nova ferramenta, os usuários terão a possibilidade de ler o Jornal do Senado, assistir a vídeos da TV e escutar áudios da Rádio, além de acompanhar a tramitação de projetos.
Para ter acesso ao serviço, basta visitar a App Store da Apple, por meio do Iphone. O Aplicativo também funciona no Ipad.

The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas