blogosfera / mãe

[Se você procura informações sobre a Nova Lei de Adoção vá a este post aqui]

De acordo com o Conselho Nacional de Justiça, o Cadastro Nacional de Adoção tem 10.518 pais interessados em adotar uma criança no Brasil. O número de crianças registradas aptas à adoção chega a pouco mais de 1,3 mil. Apesar do grande número de pessoas interessadas em adotar uma criança, o cadastro confirma que a adoção tardia ainda é um obstáculo a ser superado. Das crianças registradas, ainda segundo informou o CNJ ao G1, 124 têm de zero a 4 anos, 445 têm de 5 a 10 anos e 884 têm de 11 a 17 anos. (G1)

adotar é mudar um destino, adoção, por que adotar, campanha adoção, blogagem adoção, cartilha de adoção, novas regras de adoção, nova lei de adoção, como adotar crianças no brasil, crianças para adoção,

Adotar  é mudar um destino. Este é o lema da campanha que a OAB-SBC e o Instituto Maurício de Souza criaram e lançaram há algumas semanas em São Bernardo do Campo, Grande São Paulo. Recebi o convite para o evento de lançamento da campanha quase no mesmo dia em que Geórgia, do blog Saia Justa, me mandou mensagem convidando para participar da Blogagem Coletiva Adoção, um ato de nobreza.

Acredito na idéia de multiplicar o amor compartilhando o universo da família com novos membros se juntam por laços espirituais e afetivos, mais do que consangüíneos, porque na família de meus pais há tios e primos adotivos a quem aprendi a amar. Aliás, meu tio favorito é um tio do coração e que, por uma questão de merecimento espiritual, é também quem deu continuidade ao sobrenome do meu avô.

Mas no tempo dos meus avós era muito mais fácil adotar. Hoje a burocracia muitas vezes atrapalha, os legisladores, na intenção de proteger a criança de exploradores e agressores, criou empecilhos para quem deseja adotar uma criança. A cartilha Passo a Passo da Adoção pretende ajudar os interessados e, o que apreciei, estimular a adoção de crianças mais velhas.

adotar é mudar um destino, adoção, por que adotar, campanha adoção, blogagem adoção, cartilha de adoção, novas regras de adoção, nova lei de adoção, como adotar crianças no brasil, crianças para adoção,A cartilha da campanha “Adotar é mudar um destino” traz informações sobre o passo-a-passo do processo de adoção no Brasil. O material pretende esclarecer candidatos a pais sobre a legislação vigente e sobre como é realizada a seleção dos pais que estão aptos a adotar uma criança.

O manual desmistifica algumas coisas sobre adoção:

  • Qualquer pessoa poder se candidatar à adoção, desde que tenha mais de 18 anos e seja 16 anos mais velho do que o adotado e ofereça um ambiente familiar adequado;
  • Não existe qualquer referência à opção sexual do adotante para que o processo de adoção seja concluído;
  • A inscrição, avaliação e acompanhamento realizados por instância oficial são gratuitos;

A intenção da cartilha é informar a população sobre o caminho a percorrer para adotar uma criança, facilitando e estimulando este processo. Se você é um dos interessados, pode se informar na versão online da apostila ou solicitar uma cópia à OAB-SBC.

Saiba mais:

[update] Vi na @meiroca uma atualização dos blogs participantes e deixo aqui o link para quem quiser ler mais sobre o tema. Aliás, ela tem um post legal que conta o que é Blogagem Coletiva:

Adão Braga; Adelaide Amorim; AdéliaT.Campos; Adelino; Alêalb; Alice; Al Kantara; Ana Lucia; André L. Soares; André Wernner; Andrea Motta; Aninha; Adriana; Bete; Beth/lilás; Beti; Bia Mendonca; Cam; Camila Siqueira; Ceci; Cecília; Cejunior; Célia Malmqvist; Célia Rodrigues;Cilene Bonfim; Claudia Renatta; Clarisse; Cristiane Fetter; Cris Penaforte; Cris Santos; Crys; Cybele Meyer; Dacio Jaegger; Dalva ; dd^^; Denise C; Drica; Du; Edu; Eduardo Wagner; Elena Fletcher; Elisangela; Elvira; Ery R.Corrêa; Fátima Queiróz; Fernanda Ramalho; Fernanda; Flavio Vieira; Georgia; Gi; Grace Olsson; GuGa; Guilherme; Herbert; Iza; Jens; Joao Bosco; Joao Vicente; José Moura; Jorge C Reis; Jota Effe Esse; Juca; Kall; Lino Resende; Loba; Lou Mello; Luiza Helena; Luiz; Lulu; Luma; Lunna; Marcia Freddy; Maria Augusta; Marcos Santos; Margaret; Mari; Marlene M; Meire;Miguel; Mirella; Moura ; Nadja; Nadja Saori; Nangba; Nay: Nina; Oficina de Gerência; P_; Qualiblog; Regina Coeli; Renata; Ro Costa; Ronald; Rosa; Rosane Wolff; Roseli;Sam Shiraishi; Semíramis; Sergio; S. Alencar; Simone; Shamatar; Sonia H;Soninha; Sueli; Suzana Sotero; Talma; Talma2; Tamara; Tamara Lopes; Tatah; Tatiana; Vanessa; Vilma; Vitória; Vivi; Xandih; Xico Lopes; Yvonne; Zeca

[/update]

Posts relacionados

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas