atividade física / bem estar / destaque

acoes-anti-idade-avidaquer-40-anos5

Desde que entrei nos “enta” tenho me voltado para o bem estar, qualidade de vida e ações anti-idade com mais interesse (risos) e sempre trago as dicas que aprendo com especialistas para cá.

Algumas parecem banais, mas acho que resumem as mudanças que fizemos na rotina neste século XXI.

Para quem quer “envelhecer bem” como eu, 0 segredo está em modificar certos hábitos cotidianos e transformá-los em medidas antienvelhecimento.

Não é fácil, mas também não é difícil: é preciso apenas se empenhar.

Hoje trago algumas dicas que são realmente físicas e envolvem esta nossa adaptação ao começo e fim de horário de verão, com a vontade e possibilidade de que se transformem em hábitos que a gente mantenha até no inverno.

Para mim começou assim: já que vou mudar meu horário de dormir e despertar, por fora do tal horário de verão obrigatório, vou aproveitar e recomeçar ou reforçar minha atividade física diária, os famosos 30 (minutos) todo dia. 

E aqui está uma dica infalível para reduzir a impressão da idade chegando:

Praticar exercício moderado de forma habitual.

acoes-anti-idade-avidaquer-40-anos4

A questão não é aparentar ser mais jovem, mas sim sentir-se mais jovem, não é mesmo? Dá para ter os dois, a aparência e a saúde, e um dos jeitos de alcançar isso é manter uma rotina de atividades físicas.

Não precisa se fixar no investimento de pagar academia e fazer tudo que tiver na agenda lá.O importante é manter a constância no dia a dia, os tais 30 todo dia que o médico do esporte Victor Matsudo, criador do Agita SP, defende veementemente.

 

Leia também: Menopausa e os 30 todo dia e 7 minutos para ajudar nos 30 todo dia (dica de app de exercícios)

Muita gente segue esta linha. Mas será que 30 minutos de exercícios bastam?

Para a pele já tem um significado visível!

Pesquisadores da Universidade McMaster (Ontário, Canadá), após observarem os resultados de um de seus estudos, publicado no University Herald, mostraram que os cientistas realizaram biópsias da pele de um grupo de pessoas sedentárias maiores de 65 anos e comprovaram que, dada sua idade, tinham a camada externa da pele grossa, enquanto sua derme, a camada interna, era muito fina. Essa redução na espessura é o que faz com que a pele se torne frágil e origine as rugas. Depois das biópsias, convidaram essas pessoas a seguirem um programa de exercícios duas vezes por semana. Transcorrido o período de teste, voltaram a repetir as biópsias e… surpresa: a pele mostrava sinais de envelhecimento inverso; ou seja, a camada externa se afinava e a interna aumentava sua grossura, algo que disfarçava, de maneira notável, as rugas e a flacidez não só no rosto, mas também nas coxas, nos braços, no abdômen…

Imagine o resultado que teria se você fizesse exercícios todos os dias!

Não fumar é outra excelente medida para nos mantermos jovens.

O tabaco diminui a circulação sanguínea dos tecidos, e, por isso, a pele perde elasticidade e luminosidade, além de prejudicar o cabelo e as unhas, e de amarelar os dentes. Um relatório da Sociedade Espanhola de Medicina Estética (SEME) comprovou que por cada 10 anos que uma pessoa fuma, envelhece dois e meio mais do que se não consumisse tabaco. Ao deixar de fumar não só se ganha saúde, mas também se prolonga a juventude.

Ter relações sexuais três vezes por semana.

acoes-anti-idade-avidaquer-40-anos2

Nada de uma vez por mês, como fazem 37% das mulheres casadas, segundo a página web AshleyMadison. É preciso praticar sexo, no mínimo, três vezes por semana, como aconselha o neuropsicólogo David Weeks, do Hospital Real de Edimburgo (Escócia).

Fazer sexo com quem amamos libera o hormônio do crescimento, que ajuda a manter a pele mais elástica, e a ativar a circulação sanguínea, o que aumenta a luminosidade cutânea.

“Além disso, ao praticar sexo exercitamos os músculos do assoalho pélvico, o que nos ajuda a prevenir escapes de urina ao tossir ou ao subir escadas, mais frequentes com a passagem dos anos”, acrescenta a farmacêutica Rosario Mateo Vic.

“Efetivamente, a atividade sexual pode ser equiparada a uma prática esportiva extra, que favorece a conservação da massa muscular que o ser humano vai perdendo com os anos. Também eleva o ânimo e melhora a autoestima, ajudando a enfrentar a passagem do tempo com um espírito mais jovem”, diz o psicólogo clínico e sexólogo Vicente Briet García, fundador de Sexólogos Alicante.

Caminhar ereto.

acoes-anti-idade-avidaquer-40-anos1

Sério, caminhar reto, sem ficar curvado!

À medida que vamos envelhecendo, tendemos a caminhar curvados para frente, o que faz parecer que temos uma idade mais avançada. No livro A Short Guide to a Long Life, o médico americano David Agus insiste que caminhar ereto, mantendo os ombros ligeiramente jogados para trás, ajuda a gerar um bem-estar pessoal e otimismo, duas sensações que rejuvenescem, de cara, a uma pessoa às demais.

Rir muito.

acoes-anti-idade-avidaquer-40-anos3

Um estudo realizado pelo Instituto Max Planck de Berlim afirmava o que a gente inconscientemente sempre soube: as pessoas com semblante risonho parecem mais jovens.

O riso diminui o nível de cortisol, o hormônio do estresse.

É o que dizem as psicólogas científicas Tara Kraft e Sarah Pressman, em uma pesquisa de 2012, na qual descobriram que o sorriso, ainda que forçado, nos torna mais resistentes tanto ao estresse psicológico como físico. Essa é a razão pela qual ao voltarmos das férias parecemos rejuvenescidos.

O sorriso torna o rosto mais simpático, mais jovial, mesmo que traga mais rugas. Ao rirmos, produzimos uma contração muscular ao redor dos olhos e das bochechas. Com o passar dos anos, essa contração faz com que as rugas também fiquem marcadas no repouso.

Tudo bem, as gargalhadas desgastam a pele, mas como o resultado é vivaz (sinal de alegria), a mensagem que elas nos trazem são, paradoxalmente, de juventude.

É diferente das rugas entre as sobrancelhas, que realmente envelhecem, porque evocam a irritação ou a tristeza.

Qual delas você quer ter marcada no seu rosto? Eu escolho a das gargalhadas!

🙂

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas