entretenimento
Acessibilidade da Gibiteca Henfil no CCSP

Acessibilidade da Gibiteca Henfil no CCSP

Filósofos, artistas, educadores, agentes e gestores culturais, além do público interessado, estarão reunidos na próxima semana (25 a 27/11) no Centro Cultural São Paulo (rua Vergueiro, 1000, São Paulo, SP) para debater aspectos filosóficos, históricos e empíricos da noção geral de “cultura de acessibilidade” e seus desdobramentos em diferentes esferas da cultura e da ciência.

Participam do seminário Nicolau Sevcenko (professor de história da cultura USP), Peter Pál Pelbart (filósofo), Euler Sandeville Jr. (arquiteto e arte-educador), Caro Howell (diretora do núcleo de educação da Whitechapell Gallery), Francesc Aragall (especialista internacional em acessibilidade e diretor da Fundação Design for All em Barcelona), Pazé (artista plástico), Lucia Reily (especialista em educação inclusiva e educação para as artes) e Antonio Espinosa Ruiz (especialista em acessibilidade física e intelectual ao patrimonio cultural).

Para se inscrever basta preencher ficha disponível no site até 22 de novembro. As vagas serão preenchidas por meio de seleção e o resultado será divulgado no site do CCSP, a partir do dia 23 de novembro.

Vale lembrar que o CCSP tem um trabalho importante no sentido de facilitar o acesso e possibilitar maior inclusão de pessoas com deficiência a todos os seus espaços, à programação e aos acervos.

Biblioteca Braile no CCSP

Biblioteca Braile no CCSP

A proposta do Centro Cultural São Paulo para acessibilidade é o programa Livre Acesso, orientado por sua própria missão, que é a de promover o livre acesso aos livros, aos espetáculos, aos shows, às exposições, ao lazer, promovendo assim a integração das linguagens artísticas, das práticas culturais e do conhecimento. Para tanto, Livre Acesso não só investe na infra-estrutura como também tem um propósito poético, de ampliação e potencialização da sensibilidade, da percepção e do conhecimento.

O início dessa reestruturação deu-se com a mudança da Biblioteca Louis Braille para a Praça das Bibliotecas, o que permitiu, sem rodeios, que a cegueira conviva, lado a lado, com outras coleções que, juntas, fazem do Centro Cultural a segunda maior biblioteca de São Paulo. Essa e outras reconfigurações nos espaços do CCSP permitem que os deficientes interajam não só com os demais usuários como com outras atividades que são promovidas em seus vários espaços culturais. O prédio foi adaptado, várias melhorias foram realizadas, inclusive a instalação de piso tátil. Recebemos apoio de várias entidades, entre elas a Fundação Dorina Nowill e Laramara – Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual -, mas foi com a consolidação da parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e Instituto Vivo que Acesso ampliou o seu escopo: novos equipamentos que promovem a inclusão do deficiente foram adquiridos, como uma cabine de tradução para que deficientes visuais possam assistir a peças de teatro, espetáculos de dança e cinema, um vídeo ampliador, audiolivros e os softwares Magic e Openbook, aumentando, assim, a oferta de serviços, sempre com o propósito de ampliar nossa missão de interface sociocultural.

No dia 21/11, Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, o local terá atividades especiais para todos os públicos.

Você pode gostar também de ler:
Outro dia comentei que um apartamento em São Paulo será cenário de um dos episódios da
“Devido à natureza do mundo em que vivemos, nossas crianças passam por uma carga pesada
Um dos filmes do #cinemaemcasa do nosso feriado foi o dinamarquês "Você desapareceu" (Du forsvinder). Escolhido
O documentário Pagliacci, sobre os palhaços Fê e Duma (da Companhia La Mínima) e sobre
O cineasta Rafael Primot juntou um elenco incrível pra contar histórias de amor. Com Maria Luisa
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas