bem estar / boa dieta

Rico em proteínas, fibras, lipídios, vitaminas e minerais, o fruto de uma palmeira nativa da região amazônica, já foi apontado como importante aliado na prevenção de diversas doenças, além de ajudar a impulsionar o sistema imunológico e já foi até indicado como potencial agente no tratamento de doenças psiquiátricas. Um estudo publicado na revista científica Oxidative Medicine and Cellular Longevity definiu a substância como uma nova alternativa no tratamento de doenças psiquiátricas, como o transtorno bipolar. Segundo a pesquisa Neuroprotective Effects of Açaí against Rotenone In Vitro Exposure, os indicadores sugerem que o açaí pode ser um suplemento alimentar importante em pacientes com bipolaridade. Isso porque a matriz química do fruto possui diversas moléculas com potencial antioxidante e anti-inflamatório.

receita-de-acai-com-peixe-frito-e-tapioca

No Norte, o açaí é consumido tradicionalmente junto com farinha de mandioca ou tapioca geralmente gelado, para muitos num pirão com farinha e comer junto com peixe assado ou camarão. No restante do Brasil, o açaí é preparado da polpa congelada batida com xarope de guaraná, gerando uma pasta parecida com um sorvete, ocasionalmente adicionando frutas e cereais.

Pouca gente não provou um açaí na tigela, comum entre atletas amadores que acreditam nas propriedades estimulantes semelhantes às encontradas no café ou em bebidas energéticas. Dizem que o açaí também ajuda na eliminação de resíduos do corpo.

Rico em boas gorduras monoinsaturadas (60%) e poliinsaturadas (13%), como o abacate, o açaí favorece a redução do colesterol ruim (LDL), melhora o HDL e contribui na prevenção de doenças cardiovasculares como o infarto do coração e previnem, até mesmo obesidade, problemas de memória e fraqueza física.

A antocianina, pigmento que tinge os dentes com a cor arroxeada, possui grande capacidade de combate aos radicais livres, moléculas que destroem as células sadias do nosso corpo.

nutricionista Ana Paula Mendonça é enfática: o açaí é rico em vitaminas, cálcio, ferro, fibras, fósforo, minerais e potássio.

  • Seus componentes agem contra o envelhecimento das células, deixando-as fortes e resistentes. Isso previne rugas precoces.
  • A alta concentração de fibras do açaí melhora as funções intestinais, fazendo o reloginho do corpo funcionar na hora certa.
  • Manter os níveis de antioxidantes altos é o segredo para ter artérias saudáveis. E, para isso, o açaí é exemplar: é uma das frutas com maior capacidade antioxidante.

acai-na-tigela-engorda

Mas engorda?

100g de açaí tem apenas 247 calorias, o problema está nos complementos, como banana, mel, granola, leite condensado, leite ninho… 

Sabiam que leva de 5 a 6 meses para maturar o cacho? E precisa de clima tropical chuvoso, por isso é comum no Norte do Brasil.

Muito trabalho, né?

No entanto, todo cuidado é pouco!

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas confirmou no início deste ano três casos de doença de Chagas aguda por transmissão oral procedentes do município de Lábrea, a 702 quilômetros de Manaus. Dois pacientes estão em tratamento na capital do Estado e um terceiro segue sob acompanhamento médico em Lábrea.  A suspeita é que a doença foi contraída por meio do consumo de açaí contaminado. O alimento teria sido preparado por pequenos produtores locais, e não há indícios de comercialização para outras cidades.

A doença de Chagas aguda de transmissão oral é uma doença infecciosa grave, causada por um protozoário conhecido por Trypanosoma cruzi. Ele é transmitido pela ingestão de alimento contaminado com os parasitas presentes nas fezes dos insetos vetores, chamados de barbeiros. Os doentes podem apresentar um quadro de febre constante, inicialmente elevada, diarreia, vômito, dores de cabeça e musculares. Casos complicados podem evoluir com manifestações cardíacas, além do comprometimento do fígado e baço. O diagnóstico precoce e o tratamento imediato previnem as formas crônicas da doença e a ocorrência de óbitos.

The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas