destaque / educação / social good / sustentabilidade

20140312-081210.jpg

Estudar vale a pena é um excelente projeto do Instituto Unibanco para manter jovens na escola.

Tive a oportunidade de conhecer os detalhes quando organizei a Blogagem Coletiva Estudar Vale A Pena e reunir formadores de opinião para uma roda de conversa com a então presidente do Instituto.

Conheci o Jovem de Futuro, ação de gestão escolar que oferece apoio técnico e financeiro a escolas públicas do ensino médio, com o intuito de reduzir os índices de evasão e melhorar o desempenho dos alunos principalmente em português e matemática, disciplinas avaliadas pela Prova Brasil, exame do governo federal.

Gostei porque não se trata de pura teoria. Na prática, o instituto oferece às escolas um “cardápio de metodologias”, que elas podem adotar de acordo com suas necessidades, com métodos pedagógicos que facilitam o trabalho dos gestores e o desenho para a incorporação de um plano de ação. O menu é composto por abordagens interessantes de temas como meio ambiente, violência e discriminação.

O sucesso do programa garantiu a sua distribuição em larga escala. Atualmente, o Jovem de Futuro atende mais de 2 milhões de alunos e cerca de 2.800 escolas distribuídas em seis Estados. A ampliação do piloto, que atendia pouco mais de 40 escolas, ocorreu no início de 2012, quando o projeto ganhou apoio do MEC, que o aliou ao Ensino Médio Inovador, que prevê investimentos federais para ampliar a jornada e reestruturar os currículos.

Ao compreender melhor a crise do Ensino Médio e os desafios educacionais e sociais para esta fase, nós, pais, professores, estudantes ou cidadãos, conseguimos agir pelo bem social.

Fico feliz por ver que caminhou! O material do encarte/cartilha “Acabei o Ensino Médio – e agora?” tem linguagem jovem, mas informações que são úteis para apoiar a família e os educadores. Recomendo o download (gratuito) e convido-os a compartilharem com jovens da sua convivência que precisam de um apoio para continuar sonhando.

Você pode gostar também de ler:
Neste ano meu filho mais velho completa 18 anos e - geração Uber - ele
Há alguns anos, tive a honra de fazer um "tour" por uma parte do rio
Já ouviu falar do conceito “Design de energia”? https://www.youtube.com/watch?v=4q8ugvNZyrM   O programa Shizen Global Talent
Nasci em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, região linda do Paraná. E eis que eu,
Você é daquele tipo de consumidor que baseia suas escolhas em valores? Eu sou. Se
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas