A mulher que queremos ser: cheia de tarefas ou com múltiplos interesses? #forumclaudia

“Por que não dá para ser as duas coisas e levar a vida com bom humor e leveza?”
Vanessa Lobato, no #forumclaudia

No final de março eu estava em Brasília e aqui em São Paulo acontecia um evento interessante para quem, como eu, tem interesse na visão que o mercado e a sociedade têm sobre o papel da mulher. Pelo que li, o tom do encontro foi dado já na abertura, quando Vanessa Lobato, superintendente de rede do Banco Santander, falou sobre a importância de conciliar a vida profissional e a pessoal – vejam que lindo, ela é casada e mãe de três filhos, não deixou de falar do lado profissional, mas admitiu que seria impossível escolher entre o papel de mãe e o de profissional. Imagino que foi neste clima de quem sabe o que quer, mas não tem todas as respostas prontas, que debatedores pontuaram as principais questões do universo feminino atual:

a busca pela felicidade, as dificuldades para lidar com o excesso de informação, o resgate e a valorização da intuição, a importância das escolhas e as mil e uma maneiras de se relacionar no mundo e com as novas mídias

É uma pena não participar de algo assim, né? Mas assim que soube do evento pensei que @angelaernesto, amiga e leitora do blog há tempos, seria a pessoa ideal para aproveitar meu convite e ir ao Fórum, não só para fazer uma cobertura do evento, mas para aproveitar o que os debatedores – Cynthia de Almeida, Jorge Forbes, Denise Fraga, moderados por Cynthia Greiner – trariam como novidades na conversa sobre a mulher de 2011.

Publico abaixo o texto dela:

“No dia 29 de março, rolou aqui em sampa o #forumclaudia e a convite do @SacSantander, eu fui representando o Blog A Vida Como A Vida Quer. O Tema em homenagem ao dia internacional da mulher foi:  “A mulher que queremos ser: cheia de tarefas ou com múltiplos interesses?“.

O lugar e os cuidados com a decoração e recepção estavam bem ao toque feminino. Na entrada recebei um kit com duas bandeirinhas, uma vermelha e uma branca, e algumas fichas para enviar perguntas ao debatedores, uma caneta e um bloquinho de anotações. Fiquei curiosa e me perguntando para o que iria servir aquelas bandeirinhas, e logo o mistério foi desvendado, como o evento era para 500 pessoas, e abrir uma roda de bate papo não rola né, as bandeirinhas serviriam para a platéia interagir com os debatedores, sem momento nem regras, era só levantar a branca quando concordássemos com algo e a vermelha quando não e isso fez com que todo o evento fosse bem interativo e cheio de opiniões diferenciadas.

Foi a primeira vez que participei do Fórum Claudia e gostei demais!

@angelaernersto é publicitária e dona do gato Sushi. Adora tanto videogame que já se fantasiou de Princesa Peach para combinar com o seu “Super Mario” @rgalis e está começando a se encantar com o universo profissional das novas mídias na #otagai.  Ela escreve – às vezes – no blog Coisas Acontecem Sempre.

P.S. Abaixo estão excertos de falas dos debatedores que chamaram atenção da Angie:

” O problema das mulheres é o limite. Felicidade é só o cumprimento de uma ação por merecimento.”
” Hoje no trabalho a mulher pode falar tranquilamente sobre os filhos e a casa, sem sofrer preconceitos, diferente do passado.”
Jorge Forbes

“Filho faz você pensar tanto na vida: Eu queria ser mãe, mas não queria ser chata! Só não sabia que um estava embutido no outro.”
Denise Fraga

” Não queremos abrir mão de nada, mas precisamos de tempo. Devemos passar da faze da reclamação e entrar na fase da autonomia.”
“Intuição é uma arma poderosa para a mulher no mercado de trabalho, coisa que o homem não tem.”
Cynthia Almeida

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook