A Importância da relação médico/paciente (com a colaboração de @Teeeetchy)

Há alguns dias, exatamente numa das minhas viagens de trabalho, aconteceu um evento especial aqui em Sampa que eu, de certa forma, ajudei a gestar. O 1º Encontro Einstein de Saúde para Blogueiros foi uma grande oportunidade para blogueiros conversarem com médicos do hospital, numa chance impar para aprender a replicar notícias de saúde e, ao mesmo tempo, desmistificar para os médicos o comportamento dos blogueiros.

E aqui vale uma explicação: fiquei meio “vinculada” ao hospital por razões mais afetivas do que de consumo, visto que nunca fiz tratamentos, exames ou consultas lá, mas fui (voluntariamente) personagem da campanha de doação de sangue deles em 2011 e por conta disso pedi apoio deles para o movimento #vaidoa meses depois. Foi nesta época que esta conversa do encontro com blogueiros começou e fiquei feliz por saber que saiu do papel e do papo!

Eu não pude ir, mas convide Christina Santos, que já escreveu aqui no blog sobre Saúde e Bem Estar, para aproveitar a chance de saber mais sobre saúde e qualidade de vida e ela gentilmente fez um texto para compartilhar com os leitores. E como eram vários temas, estou dividindo-os em uma série de posts, começando nesta segunda, continuando nas próximas, ok?

O relacionamento médico/paciente foi o tema abordado logo no começo do encontro pelo presidente do Hospital Albert Einstein Dr. Claudio Luiz Lottenberg, o tema apresentado foi a importância da web na relação médico/paciente. Dr Lottenberg observou que além do conhecimento os médicos devem encarar a entrada da web e das pesquisas dos pacientes como um auxílio, hoje grande parte da população possui um computador e pode buscar informações para auxiliar na pesquisa de sua doença. O médico não deve descartar essa possibilidade antes de ouvir o paciente e entender que nesse momento, ele necessita além do apoio técnico como também do apoio humano, a palestra foi um lembrete para que os novos profissionais de saúde busquem, além do aprimoramento técnico e adequação ao novo mundo de informação também a formação de lideranças, para que esses profissionais se tornarem gestores e líderes, que ouçam os pacientes e melhorem a relação interpessoal. Foi um curso muito produtivo e os convidados puderam fazer perguntas e participar, foi uma excelente iniciativa do Albert Einstein e espero que continuem a promover mais encontros como este.

E nas próximas semanas vamos compartilhar aqui outros enfoques do mesmo encontro, com as palestras da Dra. Cristiane Benvenuto (Dr Google veio pra ficar em nosso dia-a-dia), Dra. Gisele Sampaio (Você conhece os sinais e sintomas de um AVC?), a nutricionista Lilian Miola (As dietas da moda e sobre a alimentação colorida) e o fisioterapeuta Felipe Gambetta Carmona (Sedentarismo é responsável por 3 milhões de mortes por ano).

Contamos com sua companhia nestas reflexões. ;-)

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.

Christina Santos

Christina Santos, química, com especialidade em pesquisa e desenvolvimento de cosméticos, adora gatos e pipoca e tem grande interesse em meio ambiente, e sustentabilidade corporativa.

Comentários no Facebook