A felicidade é como uma borboleta, quanto mais você a persegue, mais ela se esquiva…

20131109-230832.jpg

“Happiness is like a butterfly; the more you chase it, the more it will elude you, but if you turn your attention to other things, it will come and sit softly on your shoulder…”
A felicidade é como uma borboleta, quanto mais você a persegue, mais ela se esquiva. Mas se você se envolver com outras coisas, ela acaba pousando no seu ombro.

Incrível como este conceito é valioso e caberia em quase tudo que desejamos muito ter ou alcançar – a felicidade é simbolicamente boa parte disso – e como ao nos voltarmos para novos projetos, novos objetivos, novos enfoques, naturalmente aquilo que desejávamos com tanto afinco passa a nos rodear.

Nem sempre “a borboleta” era o que realmente traria nossa felicidade e por isso, ao nos voltarmos para outras coisas, podemos silenciar os desejos e permitir que nossa alma fale mais alto e, por que não, sintonize melhor.

20131109-230543.jpg

Os quadrinhos são Zen Pencils inspirados no livro Walden, que tem uma frase que me agrada muito e traduz o valor de se falar de livros em todas as mídias:

“Books are the treasured wealth of the world and the fit inheritance of generations and nations.”
(Os livros são o tesouro precioso do mundo e a digna herança das gerações e nações)
Henry David Thoreau

E se os livros são um tesouro, devemos continuar a oferta-los a quem amamos e garantir que eles cheguem a todos e sejam um presente para posteridade. Assim como os quadrinhos que se dedicam a destacar trechos de obras atemporais, como a de Thoreau, podemos (e devemos!) doar nosso tempo e espaço para que mais pessoas tenham acesso ao conhecimento e assim possam se distrair e se ocupar até que as “borboletas” venham pousar sem seus ombros.

20131109-231230.jpg

E minha dica é ler o livro de Thoreau que conheci em casa, na estante da minha mãe e que deve ter moldado o pensamento de sua geração que teve a honra de ser contemporânea de Martin Luther King Jr. e John Lennon, para citar apenas algumas das figuras históricas do século XX que certamente leram este transcendentalista do século anterior. Apesar de Walden, seu livro com uma reflexão sobre a vida simples cercada pela natureza, creio que é do ensaio Desobediência Civil, em defesa da desobediência civil individual como forma de oposição legítima frente a um estado injusto, que mais necessitamos nos dias de hoje
.
🙂

Os livros de Thoreau podem ser baixados gratuitamente em inglês na iBooks (para dispositivos Apple) e com preços bem módicos em português. Procurei para Android na Google Play, mas os preços são mais altos – indico baixar na internet mesmo, pois são obras de domínio público.

20131109-233842.jpg

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook