A caderneta de vacinação tem que estar em dia! #zegotinha

carteirinha de vacinação

Certidão de nascimento ou RG, comprovante de residência, fotos 3X4 são os documentos que acostumamos a carregar quando vamos inscrever as crianças em alguma atividade coletiva, não é mesmo? Tem outro documento que não pode faltar: a caderneta de vacinação.

Sabem por quê?

Ela garante que a criança (ou o adulto, pois vale para a vida toda) está imunizada para as doenças transmissíveis comuns da infância e por isso sua presença no grupo não constitui risco para os demais. Assim podemos deixar nossos pequenos frequentarem berçários, escolinhas, academias e outras atividades que fazem bem à saúde porque estão protegidos e os coleguinhas também!

carteirinha de vacinação

Mas, às vezes, apesar de sermos super atentos e presentes, esquecemos ou pulamos uma campanha de vacinação. Esquecemos de ver se está tudo ok no calendário de vacinas que acompanha a idade da criança. Não se preocupe, tem como consertar isso!

É super fácil: aproveite ações como a que acontece de 18 a 24 de agosto na campanha de multivacinação. Nestes dias será possível colocar a carteirinha em dia e todas as crianças menores de 5 anos ficarão protegidas das doenças imunopreviníveis, ou seja, aquelas que podem ser prevenidas com vacinas.

As vacinas do calendário básico da criança são: BCG, hepatite B, pentavalente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral Poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).

E tem mais novidade neste ano: duas vacinas entram no calendário básico, a pentavalente e a Vacina Inativada Poliomielite. Além disso, as crianças menores de cinco anos, das regiões Norte, Nordeste e Vale do Jequitinhonha e Mucurí em Minas, irão receber megadoses de vitamina A, parte da ação do Programa Brasil Carinhoso.

E tem #zegotinha de novo! Vocês se lembram do “mutirão” de amigos do #zegotinha e do álbum criado no Facebook pelo perfil do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde? Eles estarão ativos novamente nesta campanha, contando com apoio de todos para lembrar as famílias da importância de manter a carteirinha de vacinação infantil em dia.

No Brasil são mais de 14 milhões de pequenos cidadãos com menos de 5 anos e aposto que você tem algum para relembrar sobre a importância de manter a carteirinha em dia!
Avise aos amigos com suas fotos, tuites ou posts no Facebook e Google+.

Saiba mais no @PNI_ms (Ministério da Saúde no Twitter) e na Fanpage do Programa Nacional de Imunizações.

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook