cidadania / empreendedorismo / melhor idade / relacionamentos
A Avó Veio Trabalhar. Foto: Divulgação

A Avó Veio Trabalhar. Foto: Divulgação

Na semana da mulher, quero trazer uma história que me fez bem conhecer. Li, vi e acompanhei muita coisa, do movimento mundial 8M às notícias sobre os avanços que ainda nos faltam, mas queria (preciso?!) ter uma coisa positiva para fechar a semana.

Descobri que na Rua Poço dos Negros, 124, Lisboa, lá em Portugal, um projeto incrível reune mulheres acima dos 65 anos para produzir objetos de design. O nome não poderia ser melhor: A Avó Veio Trabalhar.

Entre linhas e agulhas, há gente de bem com a vida.

À frente da iniciativa estão a designer Susana António e o psicólogo Ângelo Campota, que, em setembro de 2014, criaram o projeto que se dispunha a reintegrar a população da terceira idade à comunidade, fugindo das ofertas tradicionais dos programas sociais para idosos.

boardados-e-companhia-mudam-a-vida-de-idoas

Segundo li, no início, Susana e Ângelo propunham a idosos que saissem da inércia através de desafios criativos.

E quem são estas avós?

São pessoas, segundo ele, que querem se manter ativas sem passar o tempo se preocupando com a ideia de estarem no final da vida.

 

Aqui no blog temos falado muito sobre a terceira idade. Quem nos acompanha pode ter lido sobre as moradias coletivas em All together – idosos criam república para envelhecer com amigos, a Casa segura e as mudanças reduzem em 50% acidentes com idosos e vários outros textos nos quais ao mesmo tempo em que penso nos idosos da família (a avó de meu marido viveu 101 anos e aos 10o a gente pensava nela em 100 anos da bisa, teleassistência e os novos idosos), tento me preparar para o que virá, pois eu quero viver muito!

E quem pode ser considerado idoso?

Aqui no Brasil, passou dos 60, a pessoa já passa a ser idoso, pelo menos as mulheres. Mas este status está cada vez mais relacionado aos 70, concordam?

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, PNAD, do IBGE, aponta em sua edição mais recente (2013) que a população acima de 65 anos soma mais de 22,3 milhões de brasileiros. Além disso, o número de idosos que moram sozinhos no Brasil triplicou nos últimos 20 anos, e passou de 1,1 milhão para 3,7 milhões, um aumento de 215%, entre 1992 e 2012, ainda de acordo com a PNAD do IBGE. De acordo com pesquisa do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013 do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), cerca de 42% dos municípios têm IDHM Longevidade (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) acima da média brasileira (81 anos). Ainda de acordo com os dados desta edição 39% dos municípios apresentaram, entre 2000 e 2010, aumento acima da média de crescimento nacional, com destaque para as regiões Norte e Nordeste: 1.193 dos 1.704 municípios contabilizados (66%) apresentaram, nessa década, crescimento superior ao observado para o Brasil.

No projeto português, a média de idade das avós é de 75 anos. Segundo os organizadores, a ‘linha de corte’ fica nos 65 anos e há apenas uma avó mais nova do que isso, com 57 anos, mas fisicamente debilitada. Na outra ponta, a mais velha do grupo já passou dos 90 anos. Apesar do nome, A Avó Veio Trabalhar não é um projeto apenas para mulheres. Há até um avô que faz tapetes mas, historicamente, os bordados são uma tarefa mais feminina, o que intimida os homens. Mas há planos para criar projetos que envolvam marcenaria e outras atividades em que os senhores se reconheçam mais.

(Foto de Pedro Rodrigues)

(Foto de Pedro Rodrigues)

Lindo de viver, né?

Que tal criarmos por aqui coisas parecidas?

Eu me animo a me envolver em projetos assim! E você, vem comigo?

The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Latest posts by Sam @samegui Shiraishi (see all)


Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas