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Se antigamente cuidar da saúde era apenas comer bem, hoje em dia sabemos que é preciso equilibrar a ingestão de calorias e atividades físicas para manter o corpo em forma.

Os motivos para buscar este equilibro são inúmeros e indiscutíveis. A atividade física melhora a circulação sanguínea, irriga o cérebro, ativa a memória e facilita o trabalho mental.

Em 2013 tive a honra de organizar eventos da área de saúde e convidar grupos de blogueiros interessados em qualidade de vida para pensarem com cientistas como podemos fazer um balanço energético.

Descobri um bom resumo dos nossos encontros nestas sugestões para incluir atividade física no cotidiano de estudantes. São dicas simples com mecanismos para ampliar a disposição do dia a dia.

Veja a seguir as 8 dicas para incluir atividade física na rotina:

1 – Evite escadas rolantes e elevadores: Encontrar tempo e espaço para praticar atividade física no mundo contemporâneo não é uma tarefa fácil. Evitar os elevadores e as escadas rolantes – para subir e descer entre os andares – é uma boa maneira de mexer o corpo durante a rotina;

2 – Caminhe em vez de ir de carro: Curtas e médias distâncias podem ser percorridas a pé. A caminhada é uma forma saudável e econômica de fazer exercícios. Se for possível, deixe o carro na garagem e, para quem utiliza o transporte coletivo, a dica é descer um ponto de ônibus ou estação de metrô antes do local de destino;

3 – Alongue-se: Passar muito tempo sentado, na sala de aula ou em frente à TV, pode acarretar sensação de desconforto e até dores musculares. Por isso, é orientado alongar o corpo, esticar as pernas e se possível fazer caminhadas curtas entre os intervalos de aulas, após longo período no computador, jogos eletrônicos ou televisão. O alongamento ajuda na respiração, na circulação e alivia as articulações do corpo;

4 – Brinque à moda antiga: A atividade física não precisa ser monótona. Ao contrário. Pode ser um momento descontraído e auxiliar na socialização entre colegas. Uma ótima oportunidade para mexer o corpo são os jogos coletivos, em equipe, e às brincadeiras à moda antiga, como pega-pega e barra-manteiga;

5 – Agite em família: Brincar em família, fazer caminhadas com os avós, jogar bola com os irmãos ou com os pais beneficiam todo núcleo familiar, promovem a interação e ainda protegem todos os familiares dos males do sedentarismo;

6 – Hidrate-se: Todas as atividades diárias requerem hidratação para o perfeito e harmônico funcionamento do corpo. A água garante a disposição e protege a saúde na hora do exercício. Por isso não esqueça de sempre ingerir líquidos;

7 – Relaxe após agitar: Descansar, respirar fundo e recuperar o ritmo dos batimentos cardíacos após atividades físicas, em especial as intensas, é fundamental para o corpo não ficar estressado e estar sempre pronto para mais exercícios. Uma ótima forma de relaxar é deitar com as pernas e os braços afastados, fechar os olhos e respirar fundo;

8 – Faça o mesmo todos os dias: Aproveite o dia do Agita Galera para gerar uma reflexão sobre os benefícios da atividade física. A realização dos exercícios precisa ser diária. Ao menos 30 minutos por dia já auxiliam para a melhor qualidade de vida.

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Bastam 15 minutos de caminhada para reduzir em 14% taxa de mortalidade.

Vamos aproveitar esta novidade hoje mesmo?

Quer mais motivos para caminhar?
Leia alguns dos posts do @avidaquer sobre o tema:

Adolescentes que vão a pé para a escola têm notas mais altas

Vamos tirar a osteoporose da invisibilidade com atividades físicas ao ar livre

Escadas e caminhadas contra o sedentarismo

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Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

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