5 dicas para ser produtiva trabalhando em casa

Foto de Apu Gomes para matéria do Caderno Carreira da Folha de S. Paulo  SAO PAULO, SP, 06-08-2010, HOME OFFICE, A blogueira profissional Samantha Shiraishi,37 no escritorio em sua casa. Ela trabalha home-office, a opcao veio pela flexibilidade de horario e oportunidade de ficar mais proxima dos filhos. (Foto: Apu Gomes/Folhapress, Empregos ) ***EXCLUSIVO***
Foto de Apu Gomes para matéria do Caderno Carreira da Folha de S. Paulo SAO PAULO, SP, 06-08-2010.

Estas dicas eu encontrei no MdeMulher, portal do qual não faço mais parte, mas que continua tendo minha simpatia por seu conteúdo muito prático e de grande utilidade. Pois é, foi de meu home office que coordenei a implantação do relacionamento de blogs externos (de conteúdo não produzido pela Abril e sim por blogueiros independentes) e gerenciei o relacionamento com estes blogs de outubro de 2008 a outubro de 2010.

Hoje indico para vocês as 5 dicas para ser produtiva trabalhando em casa:

  1. Capriche no visual: Por estar em ambiente doméstico, é grande a tentação de não se arrumar ou até mesmo de dar expediente de pijama. Não caia nessa. Vista-se como se fosse trabalhar fora. ”É uma forma de valorizar para você mesma a sua atividade, além de manter a auto-estima em dia.”
  2. Contatos pessoais: Não descuide de seus clientes ou colegas de profissão. Reserve espaço em sua agenda para pelo menos um almoço ou happy hour por semana com eles. Assim você fica em contato com as novidades de sua área de atuação, além de construir uma rede de relações que poderá ajudá-la a conseguir contratos e outros negócios.
  3. Administre seu negócio: Cabe a você cuidar dele. Portanto, tem que dominar alguns conhecimentos sobre gerenciamento. Vale manter uma agenda de cursos de atualização, como os oferecidos pelo Sebrae, que são feitos sob medida para pequenos empreendedores.
  4. Limites: Defina com as pessoas da casa – filhos, marido, empregada – as situações em que você pode ser interrompida quando estiver trabalhando. Parece óbvio, mas sem isso eles não a deixarão em paz.
  5. Crie seus horários: Em um emprego convencional, você tem hora para entrar, para almoçar e para ir embora. Em casa, convém impor esse mesmo esquema, disciplinando-se.

O artigo contava também com relatos de mulheres que, como eu, optaram por trabalhar em casa. 😉

Minha experiência, depois de 10 anos trabalhando em home office é boa e eu recomendo para quem é disciplinado.

Muitas pessoas me perguntam como é trabalhar em casa, como eu faço em boa parte do meu tempo (procuro agendar as saídas para quando tenho eventos, reuniões ou entrevistas) e conseguir me concentrar. Não é fácil, exige uma habilidade que eu desenvolvi ao longo desta década em que estou assim (primeiro como correspondente de revistas do exterior, depois como jornalista de web) e uma boa parte daquela capacidade feminina de fazer mil coisas diferentes ao mesmo tempo.

E você, como administra as coisas? Conte para mim, adoro – e espero ansiosamente – o papo dos comentários!

[update]
Posts relacionados:

[/update]

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook