5 dicas para renegociar dívidas e começar o ano no azul

Final de ano, férias, festa de Natal, 13º salário, tudo chega junto e nos exige a tomada de decisões acerca da nossa vida financeira. Mais complicado do que gerir os ganhos é acertar as dívidas, não é mesmo?

Listei aqui alguns segredinhos para ajudar quem está enrolado com o cartão de crédito e quer começar o ano com a consciência mais tranquila!

  1. Pague tudo – imediatamente: se você puder, opte por esta saída. Se ainda tem crédito, mas está começando a apertar, não recorra ao rotativo ou parcelamentos com juros. Pague as compras assim que vencerem. Se já está com uma dívida complicada, sacrifique um pouco os extras ou aperte mesmo o cinto por uns meses, quitando o que puder o quanto antes.
  2. Quebre o cartão de crédito: no sentido figurativo, ok? Se você deve muito e os juros são altos, negocie a dívida, mas peça também o cancelamento do cartão até que as finanças estejam equilibradas. Assim você evita a anuidade e, ao mesmo tempo, a tentação de voltar a usar antes de quitar tudo.
  3. Lide com o mais caro primeiro: se o seu dinheiro não cobre mais do que os empréstimos mensais, opte por pagar antes a dívida que tiver a maior taxa de juros – normalmente é o cartão de crédito, mas o cheque especial também é vilão! A longo prazo isso lhe fará reduzir os custos.
  4. Faça uma oferta: negociar a dívida é uma decisão sábia. Proponha um valor para liquidar a dívida  com grande desconto à vista ou aos poucos, num fixo mensal congelado e sem juros.
  5. Resista à tentação: evite os novos cartões (de lojas ou de outras bandeiras), pensando que um resolve o problema do outro. Quanto mais cartões você fizer, maior a chance de ter dívidas e mais complicado será gerir e controlar os gastos.
Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.