Hoje, numa comunidade do Facebook (Jornalistas Digitais), li a notícia do lançamento do manual de comunicação para faculdades de Jornalismo. A proposta do Facebook + Jornalism 101 (desenvolvido por Vadin Lavrusik, coordenador do programa de jornalismo no Facebook) não me surpreendeu por orientar meus jovens colegas de profissão. A surpresa foi perceber uma nítida preocupação de orientar os educadores responsáveis pela formação dos futuros jornalistas curtam o seu conteúdo e usem-no como ferramenta de ensino.
Percebem?
Planos de Pinky e Cérebro à parte, o material é bom, trata dos assuntos jornalísticos (como encontrar ideias e sugestões de pauta, rastrear tendências, encontrar fontes e publicar desdobramentos de notícias em tempo real utilizando o Facebook) e dicas 2.0 (tornar o conteúdo publicado na web atraente, além de ajudar os alunos a criarem, desenvolver e melhorar sua marca pessoal na rede).
E neste ponto está o que achei interessante compartilhar, dicas práticas com 4 maneiras de começar a usar o Facebook, começando com as diferenças do perfil e da página.
- Configure uma página para você: Uma página concede a você uma maneira de manter uma presença profissional no Facebook enquanto mantém seu perfil pessoal separado e se conecta aos leitores onde eles já estão.
- Publique seus artigos em sua página: Sua página do Facebook pode servir como mais um canal de notícias, no qual você pode publicar suas observações de campo, notas sobre o processo de reportagem e artigos.
- Envolva seus fãs: Faça perguntas, solicite comentários e reúna observações relacionadas à sua cobertura
- Vincule sua página com seu dispositivo móvel: Acesse e adicione conteúdo à sua página a partir de qualquer lugar usando o endereço de e-mail único da página que permite enviar fotos diretamente para o mural. (Para encontrar seu endereço de e-mail único, clique em “Editar página” no canto superior direito e selecione “Celular” no menu à esquerda.)
Ainda não se convenceu? Eles listam os benefícios da página em relação ao perfil:
- Distribuição direta nos Feeds de notícias de seus leitores e dos amigos deles
- Diálogo de duas vias com seus leitores
- Uma maneira fácil de seus leitores se conectaram a você sem a necessidade de aprovação
- Sua página será exibida nos resultados de busca quando os leitores procurarem por você
- Conexões ilimitadas: enquanto o número máximo de amigos de um perfil é de 5.000, você pode ter uma quantidade ilimitada de conexões em sua página
E para completar, vale lembrar: segundo regra da rede social, as marcas devem ter fanpage, quem tem perfil é pessoa, como explicamos no post “Fanpages e Perfis no Facebook – onde as marcas devem estar?“.
Latest posts by Sam @samegui Shiraishi (see all)
- Como sair das bolhas? Como distinguir notícias falsas das verdadeiras neste mundo de pós-verdades? - 18/04/2018
- Propostas para fortalecer a participação das juventudes brasileiras em prol da melhoria da educação - 16/04/2018
- Your name: a esperança que sobrevive às piores fatalidades - 14/04/2018
- Vida com propósito - 10/04/2018