24 horas de marchinhas de São Luiz do Paraitinga na #viradacultural

Lembram-se do carinho de todos pela cidade histórica de São Luiz do Paraitinga, que, infelizmente, perdeu boa parte de seu patrimônio histórico-cultural nas chuvas do verão?

Ela será homenageada na Virada Cultural. A cidade criou um carnaval extremamente diferenciado: o repertório musical é exclusivo de marchinhas carnavalescas, entretanto, a marcha é reinventada e fortemente influenciada por toda a musicalidade. A dedicação ao carnaval de rua, às marchinhas e aos novos compositores (a cidade costumava receber 150 mil turistas nos cinco dias do carnaval), estará presente das 18h de sábado às 17h de domingo no Largo da Misericórdia (região da Praça da Sé) em São Paulo. Entre as atrações do palco estão bandas, cantores, compositores e formações da cidade, como Quar’ de Mata, Família Santos e Charanga do Quadô.

E não é só na capital. Segundo li em matéria de Roney Domingos, nesta madrugada um grupo seresteiro formado por dez pessoas percorreu as ruas do centro da cidade do Vale do Paraíba – a cidade fica a 171 km de São Paulo e, para satisfação de muitos, já exibe fachadas históricas reformadas embora ainda destruídas por dentro. Vejam que bonito este trecho da reportagem:

“Os problemas não atrapalham os seresteiros. Diante do restaurante Cantinho dos Amigos, eles cantam “A dor da saudade”, do compositor, filho da cidade, Elpídio dos Santos (1909-1970), que segundo eles parece ter sido feita para os flagelados pela chuva: “A dor da saudade, quem é que não tem? Olhando o passado, quem é que não sente saudade de alguém? Vá embora saudade, da minha casinha que eu quero bem”, diz um trecho da música.”

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook