11ª Semana de Museus

20130513-094424.jpg

Há quanto tempo você não entra num museu?

Pensou rápido e contabilizou? Um ano, um mês, com sorte, uma semana… Os museus são espaços onde nosso acervo cultural e histórico está disponível de forma organizada e nos concedem o privilégio de adquirir conhecimento e rever conceitos de forma prazerosa, passeando e aproveitando com leveza o momento.

Há alguns anos acompanho a programação da Semana de Museus, que acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio). Neste ano a 11ª edição, que começa hoje e vai até 19/05, tem uma temática especialmente interessante: Museus (memória + criatividade) = mudança social”, proposto pelo Conselho Internacional de Museus (Icom). A 11ª edição da Semana de Museus será uma oportunidade rica para fazer uso da memória e praticar a criatividade em busca das mudanças sociais que desejamos.

Segundo pesquisa realizada pelo Ibram, com as 57 instituições participantes da 10ª Semana de Museus, há um aumento do público a cada edição que revela o fortalecimento da imagem e o aumento da visibilidade das instituições, demonstrando um crescente envolvimento da comunidade e integração com outros museus brasileiros. A primeira edição da Semana aconteceu em 2003 e contou com a participação de 57 museus, que realizaram cerca de 270 eventos. E de lá pra cá estes números só aumentaram. Em 2012, 1.114 museus participaram com 3.420 eventos inscritos em 513 cidades de todo o país. E em 2013, as inscrições, mais uma vez, bateram recordes, 1.252 instituições participam do evento. As instituições estão organizando 3.911 eventos que acontecem em 535 municípios do Brasil e do Distrito Federal.

Confira a programação completa da 11ª Semana de Museus, que está disponível no site.

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.