mãe / sustentabilidade

#100coisas Construir algo com material reciclável

Logo depois do Dia das Mães viajei para Palmas, no Tocantins, para participar de um seminário de jornalismo. Por sorte a cidade festejava seus 23 anos na ocasião e eu fui convidada para ver um show no sábado à noite e, ao chegar ao teatro do Espaço Cultural, tive uma grande surpresa ao ver que o cenário era foto feito de garrafas PET. Os “fundos” das garrafas coloridas brilhavam lindamente, refletindo as luzes do light designer e envolvendo toda orquestra num aconhegante mar sustentável.

Como aqui em casa vamos muito a eventos culturais e os meninos amam música (ambos fazem aulas, de violão, flauta e teclado), fiquei de coração dividido registrando mentalmente tudo para compartilhar com eles. Ao chegar, trouxe esta novidade e na bagagem um catálogo de um coletivo de artesãos que atuam em projetos de reutilização de material reciclável, o que me deu mil ideias para atividades em família.

bolsinha de tetrapak 100coisas Construir algo com material reciclável

E eis que o desafio da semana das  100 coisas para fazer com seus filhos antes que eles cresçam era exatamente construir algo com material reciclável. Já fizemos tantas coisas com material reciclável que num final de ano fomos personagens de uma matéria mostrando nosso Natal com material reciclado. E eu lembrei de umas “artes com tetrapak” (aquela embalagem do leite longa vida) e de um pedido dos meninos que queriam algo mais prático, há semanas me pediam novos estojos para os fios de fone de ouvido e carregador de iPod, além de um lugar “seguro” para levar dinheiro e carteirinha para escola.

Eu ia fazer surpresa, testando o modelo antes de mostrar, mas eles chegaram e me viram fazendo. Daí vocês podem ver no vídeo, meus “ajudantes”, um de cada lado, recortando e dando opinião sobre a cor do zíper e o “acabamento” (improvisado) nas laterais da nossa criação. Adoro quando criamos juntos, mostra que não tem idade nem sexo (porque muita gente me diz, quando sabe que meu hobby é costurar, que é “pena que eu não tenha uma filha”…) para criar coisas bonitas e passar tempo de qualidade juntos construindo algo para se usar depois.

Nossa bolsinha ficou simples, mas já tem encomendas! (risos) E mostra que cabe aos pais demonstrar para os filhos que reciclar é muito mais do que separar o lixo, que os materais recicláveis, além de ser uma fonta de renda para milhares de famílias, podem ser insumos para produções interessantes e inovadoras, mas também úteis e práticas, fechando o ciclo da sustentabilidade.

Royal e AVidaQuer 100 coisas para fazer com seus filhos antes que eles cresçam

Post da série na qual, por 20 semanas, brincaremos fazendo atividades propostas com o mote “100 coisas para fazer com seu filho antes que ele cresça“.
Acompanhe a série no @avidaquer @blogcoisademae  @dica_de_mae @pontecialtweet  @RoLippi e @cozinhapequena e na fanpage da Gelatina Royal que nos convidou para brincar!

Você pode gostar também de ler:
Os pintores impressionistas encontram na cidade de Paris o grande emblema da modernidade. Mesmo quem
Que menino nunca ficou marcando na parede ou no batente da porta os riscos que
Durante a viagem neste feriadão tive a ideia deste post (mais um da série Mídias
Desde que escrevi no MudaRock sobre as atividades do empréstimo de bicicletas no Rio de
Uma das coisas que mais nos faz falta por morarmos em São Paulo é a
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas