bem estar / destaque

Parece impossível sair da cama de manhã? Você passa o dia bocejando e sem ânimo? 

Que tal mudar algumas coisas na casa para transformar a sua disposição? 

Vi essa proposta num artigo e resolvi dar meus pitacos.


1. Invista em melhores noites de sono e menos café.

Nós entendemos que esse item esteja salvando a sua vida todas as manhãs, mas, embora a cafeína seja um estimulante e faça aumentar a sua energia, esse efeito desaparece em algumas horas, o que faz com que você se sinta muito mais cansado depois. 


2. É melhor gastar alguns minutinhos colocando tudo no lugar.

Já falei aqui no blog do Métofo FLY Lady e trouxe várias dicas de organização. É cansativo colocar tudo em ordem, mas esse esforço nem se compara ao cansaço que uma casa bagunçada causa. Um estudo do Instituto de Neurociência da Universidade de Princeton aponta que um ambiente confuso e desorganizado faz você se estressar e gastar muito mais energia mental, o que gera uma exaustão. 


3. Azul é a cor do sono!

Uma pesquisa realizada pela rede de hotéis Travelodge analisou 2 mil casas e descobriu que as paredes azuis ajudam a diminuir o ritmo cardíaco, baixar a pressão arterial e, consequentemente, geram sonolência. Então, pense bem na hora de usar o azul! Essa cor pode ser muito boa para o quarto, mas nem tanto em outros espaços da casa, como o escritório, por exemplo.

4. Cuidado com a televisão e com a tela do tablet e do celular. 

Esses itens liberam comprimentos de onda que interrompem a produção de melatonina do cérebro, de acordo com um estudo da faculdade de medicina de Harvard. Esse hormônio é responsável por fazer você sentir vontade de dormir. Sem ele, você estará mais propenso a ter um sono agitado e o dia seguinte provavelmente será bem mais cansativo.


5. O sono de uma pessoa que bebeu é interrompido diversas vezes durante a noite.

Bebida alcoólica ajuda a relaxar e dar sono? Mas com ela a qualidade do sono não será das melhores. Uma pesquisa feita pelo Centro de Estudos Relacionados ao Sono de Londres mostrou que o sono de uma pessoa que bebeu é interrompido diversas vezes durante a noite. O resultado é notado no dia seguinte, quando é quase impossível sair da cama.

7. Comer besteiras estraga mesmo o sono!
Alimentos compostos pelos famosos carboidratos simples e açúcar geram picos de insulina no sangue, seguidos por quedas acentuadas, que farão você se sentir cansado ao longo do tempo. Os dados são do Instituto de Medicina Esportiva Ben Hogan, no Texas, Estados Unidos.

9. Celular de madrugada? Só se for no “não perturbe”.
Você costuma ficar 24 horas por dia conectado? Um estudo realizado pela Fundação Americana do Sono constatou que 20% das pessoas entre 19 e 29 anos são acordadas durante a noite por chamadas telefônicas, mensagens de texto ou e-mail. No dia seguinte, é possível notar as consequências do sono interrompido.

 

10. Luz natural durante o dia ajuda a dormir melhor e a se sentir mais descansado no dia seguinte.

Um estudo publicado no jornal científico Chronobiology International constatou que as pessoas que trabalham em escritórios com cortinas abertas e em contato com a luz natural o dia todo tiveram, em média, 46 minutos de sono a mais por noite. 

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Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

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