O que você faz diante de casos de #trabalhoinfantil? Vem opinar no fórum do @promenino!

Desde seu nascimento, em 2005, o @avidaquer apoia causas sociais e desde 2012 estamos firmes e fortes no enfrentamento ao trabalho infantil. Já discutimos bastante este tema, quando assumimos o compromisso de disseminar o debate nas redes sociais, atuando com Unicef, OIT e Fundação Telefonica nos canais do Promenino. Você já deve ter visto nosso trabalho por aí com a hashtag #semtrabalhoinfantil.

E agora faremos de novo esse trabalho de conscientização e esclarecimento da questão do trabalho infantil no Brasil.

Essa é a causa da campanha “É da Nossa Conta”, que conta com ações presenciais e virtuais de enfrentamento ao trabalho infantil e de promoção do trabalho adolescente protegido. Uma das ações que já realizamos foi alertar sobre a causa com um tuitaço com a hashtag #trabalhoinfantil, que realizamos em agosto. E agora é hora de aprofundarmos o debate, usando o Facebook.

unnamed-2

Convidamos você a participar nesta quarta-feira (17), às 15h, de um fórum que faremos na página do Promenino no Facebook. Será um post em forma de debate amplo, onde durante 1 hora faremos um “encontro virtual”, debatendo um tema principal relacionado ao trabalho infantil.

Apoie também compartilhando o post quando ele for publicado e, assim, convidar mais pessoas a participar desse debate e tirar da invisibilidade social esta questão.

Este não será o único fórum. Até o final de novembro, vamos fazer “encontros virtuais” quinzenais, com temas do interesse da sociedade, como o que fazer diante de uma situação de trabalho infantil, evasão escolar e a lei da aprendizagem, o papel da família e do empregador e as condições sociais que levam ao trabalho infantil e adolescente desprotegido.

Se você ainda não curte a página do Promenino no Facebook, faça isso! Assim fica mais fácil de saber, pela sua timeline, nosso papo começar. Leia também o conteúdo sobre a campanha, que esclarece várias questões e mostra que o foco da Campanha 2014 é no semi-árido brasileiro, uma das regiões mais necessitadas do país.

Até 2020

O Brasil tem o compromisso de erradicar todas as formas de trabalho infantil no país até 2020. A região do semiárido brasileira concentra os piores indicadores sociais, mais de 70% dos 13 milhões de crianças e adolescentes vivem na pobreza. Por isso, este ano a Fundação Telefônica Vivo tem como foco mobilizar a sociedade sobre o tema e apoiar projetos que atuem no enfrentamento ao trabalho infantil na região.

Nesta terceira edição da campanha, a iniciativa continua as ações em redes sociais a fim de sensibilizar até 35 milhões de internautas, além de promover ações locais – como oficinas com famílias, professores, conselhos tutelares, programa de rádios, workshops com jovens e empregadores – para alcançar mais de 280 municípios, mobilizando mais de 80 mil famílias.

“A intenção das ações locais é engajar e conscientizar a população sobre a importância do problema. Já a presença digital acontece para que todos possam acompanhar e participar compartilhando nas redes. A ideia aqui é transformar o nosso padrão cultural de naturalizar e aceitar o trabalho infantil” explica Patricia Santin, gerente da área de Infância e Adolescente da Fundação Telefônica Vivo.

P.S. Desde 2012 a Otagai Mídias Sociais faz a gestão de relacionamento e engajamento de influenciadores que apoiam a campanha “É da nossa conta!”, fomentando os conteúdos e encontros virtuais com os formadores de opinião em redes sociais. Acompanhe aqui semtrabalhoinfantil.tumblr.com.

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.