1° Congresso Brasileiro de Ética nos Negócios

Hoje começa em Sampa o 1° Congresso Brasileiro de Ética nos Negócios, realizado pelo Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios,  direcionado a executivos e empresários dos setores privado e público, acionistas, investidores do mercado de capitais e demais interessados no tema.

Quando recebi o convite do evento – enviado pela equipe do Nós da Comunicação – lembrei daquela frase que ouço tanto no rádio e que, enquanto eu dirijo, faz pensar na cidade e no país que desejo ter: Ético, é assim que tem que ser. A ética é que o nos diferencia de fato, nos faz civilizados.

Segundo os dicionários de etimologia, da palavra Ética – do grego ethos, que significa modo de ser, caráter e do latim mos (ou no plural mores), que significa costumes – derivou-se a palavra moral. Entendemos Ética como o que é bom para o indivíduo e para a sociedade, e seu estudo contribui para estabelecer a natureza de deveres no relacionamento indivíduo – sociedade.

Tanto “ethos” (caráter) como “mos” (costume) indicam um tipo de comportamento propriamente humano que não é natural, o homem não nasce com ele como se fosse um instinto, mas que é “adquirido ou conquistado por hábito”. Portanto, ética e moral, pela própria etimologia, diz respeito a uma realidade humana que é construída histórica e socialmente a partir das relações coletivas dos seres humanos nas sociedades onde nascem e vivem.

E como esta ética pode permerar os negócios? É o que penso que vou ouvir no encontro que acontece de hoje a quinta e conta com a presença de: André M. Filho, presidente do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (Etco); Beatriz Bulhões, vice-presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS); Carlos Abdalla, gerente de Relações Institucionais da Robert Bosch; e Maria Cecília Arruda, professora de Ética da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

  • Data: de 23 a 25 de março
  • Organizador: Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios
  • Local: Espaço Wynn
  • Endereço: Avenida das Nações Unidas, 12.551, 2° andar da Torre Empresarial – Brooklin Novo – São Paulo (SP)
  • Horário: das 8h30 às 18h30 (dias 23 e 24) e das 8h30 às 19h30 (dia 25)
  • Investimento: R$ 100 (por dia
Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook