destaque / Mães e Pais / relacionamentos

20140130-084520.jpg

Frequentemente relacionamos a China ao abandono das crianças e à sobrecarga de trabalho dos pais. Quem já leu livros sobre o país (eu chorei com Cisnes Selvagens e tive a honra de encontrar ao vivo a autora de As boas mulheres da China) sabe que é mais do que impressão, é uma realidade que Deng Xiaoping não resolveu com as mudanças que promoveu naquele país arrasado pelo regime maoísta. Uma parte desta história está num filme publicitário recente da Coca-Cola. Home Alone Kids, um filme de apenas quatro minutos, mostra as histórias de três famílias com mães e pais que abandonaram os seus filhos para irem trabalhar em outras cidades.

Na China, cerca de 61 milhões de crianças vivem separadas de um ou ambos os pais, diz a Federação das Mulheres da China. As crianças muitas vezes ficar com parentes no campo, enquanto seus pais trabalham longe, enviando dinheiro para casa e voltando para celebrar o ano novo lunar.

Reparem nas falas dos pais (com legendas apenas em inglês) que eles sentem pesar por não estarem com os filhos, temem ser esquecidos (a mãe chega na escola e pergunta: “quem eu sou?”) e as crianças tentam racionalizar a necessidade que a vida impõe, a de ficarem separadas dos pais. Mas, ao final, a mensagem é clara: a felicidade é estar junto.

Valeu para lembrar que nada vale mais do que a alegria de vermos nossos amados ao final de um dia de trabalho, né? Mesmo que a casa esteja bagunçada, um terceiro turno de trabalho seja necessário, mil contas e obrigações encham nossas mentes, que bênção é ter perto quem a gente ama!

Sobre esta comemoração:

O Ano Novo Chinês, diferentemente do calendário ocidental, contabiliza os dias pelas fases da lua e elege sempre um entre 12 animais para simbolizar as características do ano.

“Segundo uma antiga lenda chinesa, Buda convidou todos os animais da criação para uma festa de Ano Novo, prometendo uma surpresa a cada um dos animais. Apenas doze animais compareceram e ganharam um ano de acordo com a ordem de chegada: o Rato ou Camundongo; O Boi ou Búfalo; o Tigre; O Coelho; o Dragão; a Cobra ou Serpente; o Cavalo; a Cabra ou Carneiro; o Galo ou Galinha; o Macaco; o Cão; o Porco ou Javali. ”

20140131-103835.jpg

Seguindo a tradição chinesa, 2014 é o Ano do Cavalo, correspondendo ao ano 4.712. Muita gente faz presságios para o ano de acordo com o “animal regente” e eu aprendi que ciclos se repetem. Quando revejo fatos históricos de outros anos chineses – por exemplo Cavalo foi em 2002, 1990, 1978, 1966… – noto semelhanças gerais, como as que leio nas “previsões”.

Marcando na China a chegada da Primavera e o final do Inverno, o Ano do Cavalo traz alto astral, aventuras, facilidades de progresso. Como ação é a palavra chave, dizem que será bom para tomar decisões e fazer projetos, mas também é um ano de cansaço e esgotamento, embora sempre com resultados positivos. Será um bom período para realizar sonhos, empreender coisas novas pois o tempo do Cavalo é rápido. Escolha seu novo objetivo e mãos à obra, que o tempo será curto.

Por tudo isso, um Shin Nian Kuai Le 新年快樂 – em português, Feliz Ano Novo!

Você pode gostar também de ler:
Madame, da California Filmes, se tornou um filme especial: é o primeiro que estamos combinando
É de praxe ver listas pelas redes sociais de filmes e séries legais que estão
"Meus avós já estavam casados há mais de cinqüenta anos e continuavam jogando um jogo
Apaguei um update no meu perfil pessoal do Facebook nesta manhã. Era um link no
Neste ano perdi um relacionamento da vida toda e que só ao terminar me mostrou
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas